Investimento de 4 milhões eleva para 99% taxa de cobertura de água em Viseu

Março 2, 2017 | Região

O Município e a empresa «Águas de Viseu» vão investir mais de 4 milhões de euros na ampliação da rede de saneamento e abastecimento de água ao concelho. O plano de investimentos, que deverá ficar concluído em 2018, vai beneficiar mais 1.300 habitantes de nove freguesias (Coutos de Viseu, São Cipriano e Vil de Soito, Silgueiros, Ribafeita, Santos Êvos, S. Pedro de France, Côta, São João Lourosa e Bodiosa).

O pacote das 11 empreitadas, que irão criar mais 60 quilómetros de rede, abrange a construção de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de pequena dimensão, que permitirá descativar uma fossa comunitária em Gumiei, na freguesia de Ribafeita.

As obras contam já com financiamento comunitário aprovado do PORTUGAL 2020, a uma taxa de 85%, estando todas elas em fase de concurso ou adjudicação para execução no terreno.

Almeida Henriques, que apresentou o plano de investimentos na ETAR Viseu Sul, sublinha as características e localização das freguesias beneficiadas, para concluir que “devem ser criadas as mesmas condições”, em termos de saneamento e abastecimentos de água, a todos os habitantes do concelho, “incentivando assim a fixação de pessoas nas aldeias”.

O maior fatia dos 4 milhões de euros vai para as obras de conclusão do saneamento básico na freguesia de Ribafeita (1.171,60 euros), seguindo-se a empreitada de saneamento básico em Póvoa de Bodiosa (640 mil euros).

Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, este novo plano de investimentos no abastecimento de água e saneamento no concelho representa “um impulso de grande simbolismo”. “É um investimento que não se vai ver, mas vai fazer-se sentir”, acrescente o autarca, para quem foi alcançado “mais um degrau” nas taxas de cobertura de água e saneamento: respectivamente de 99 e 98 por cento”.

Esta meta, que para Almeida Henriques “é especialmente exigente” num concelho com a dimensão geográfica e a dispersão de povoamento como Viseu, constitui “um feito ambiental que promove a qualidade de vida”.

O presidente da Câmara frisou ainda que o Município não esperou pelo financiamento comunitário.” Fomos à frente e isso permite-nos agora ter a expectativa de uma execução mais rápida, muito antes de 2020, sem a pressão de guilhotinas de Bruxelas”, reconheceu o autarca.

 

MAIS DE 46 MIL CLIENTES

Desde que foi lançada, em 2014, a campanha de regularização de ligações às redes de água e saneamento e de combate a ligações ilegais, a empresa Águas de Viseu angariou já mais de 4.500 novos clientes, num crescimento superior a 11% do seu universo. Hoje, são já mais de 46 mil.

“É uma conquista inédita e notável, que representa um grande salto para o concelho na defesa da saúde pública, na promoção da segurança ambiental e na sustentabilidade de um sistema acessível, justo e de grande qualidade”, conclui o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

Até a data foram requisitados e pagos mais de 11.000 ramais de água e saneamento.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.