Incentivos e isenção de taxas para reabilitação de telhados e fachadas em Viseu

Janeiro 16, 2018 | Região

Em reunião do executivo, a Câmara Municipal de Viseu aprovou um programa de apoio à recuperação de telhados, e um outro que dá continuidade aos apoios nas obras de conservação de fachadas no centro histórico da cidade. Segundo a Autarquia, os incentivos financeiros para a requalificação e recuperação de fachadas destinam-se a obras de restauro, limpeza e recuperação de alçados principais que confinem com vias ou largos públicos.

Em 2017, a Câmara Municipal de Viseu apoiou financeiramente a recuperação de fachadas de 28 edifícios para a recuperação de alçados – mais do dobro face aos 20 de 2016 -, com comparticipação no valor de 28 mil euros. O apoio é de seis euros por metro quadrado numa área a determinar pela altura e comprimento do alçado principal, onde estão incluídos vãos de portas e janelas, a pagar após conclusões dos trabalhos. De referir que durante o último mandato foram intervencionados, ao abrigo deste programa, um total de 23.192,07m2.

Com vista à conclusão célere das reformas e à transformação do centro histórico foram aprovados diferentes incentivos. Assim “a pintura das fachadas dos prédios urbanos situados na ARU, desde que não se verifique alteração na fachada e nas cores, e a reparação e substituição de caleiras ou algeroz, janelas e portas, pode ser feita com isenção de taxas e de quaisquer formalidades administrativas. Apenas dependerá de autorização municipal prévia a ocupação da via pública com andaimes ou materiais de construção, ficando igualmente esta ocupação isenta do pagamento de taxas.”

“É objetivo da Câmara que estes incentivos resultem num melhor enquadramento ambiental, urbanístico e estético. Tornando a cidade num cartão-de-visita para os munícipes e para os turistas, aliada à requalificação de infraestruturas da Zona Histórica”, reconhece o presidente

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.