A Câmara Municipal de Nelas vai prestar uma homenagem ao Escanção, no âmbito da 23ª Feira de Vinhos do Dão, que irá decorrer na Praça do Município de Nelas, entre os dias 5 e 7 de Setembro. Nelas é o único local do país – e que se saiba, no mundo – que tem uma estátua dedicada à figura do escanção, o profissional encarregue de sugerir vinhos (entre outras bebidas) e do seu serviço. Adicionalmente, cuida da compra, armazenamento e rotação dos mesmos na cave, além de elaborar cartas de vinho em restaurantes.
Situada no Largo General José de Tavares, em Nelas, a estátua foi encomendada ao escultor Domingos Soares Branco pelo então presidente da Junta de Turismo das Caldas de Felgueiras, Eurico de Amaral, que desde sempre reconheceu na figura do Escanção o profissional por excelência para promover o vinho da sua região: o Dão.
Inaugurada no ano de 1966, a estátua foi inspirada na figura de Fernando Ferramentas, que na época trabalhava no Hotel Aviz, em Lisboa, onde Eurico de Amaral ia almoçar algumas vezes. Daí nasceu uma boa amizade e a certeza de que a figura do escanção era fundamental para sugerir e vender bons vinhos. «Já nessa época o meu pai tinha a noção da importância que o escanção tinha na restauração. Logicamente, percebeu que a promoção do vinho da região do Dão teria de passar por estes profissionais», afirmou o filho do então Presidente da Junta de Turismo, também ele de nome Eurico de Amaral e actual proprietário da Quinta da Fata, em Nelas. «A estátua foi uma forma de prestar a justa homenagem pelo que os escanções fizeram pelo vinho do Dão», rematou.
A cerimónia está marcada para as 9h do dia 6 de Setembro (Sábado), no Largo Tavares, e terá a presença de Eurico Amaral (que ainda hoje tem na sua posse a prova de autor da estátua do escanção que o escultor ofereceu a seu pai), da vereadora da Câmara Municipal de Nelas, Sofia Relvas; e do presidente da Associação dos Escanções de Portugal, Rodolfo Tristão, entre outras personalidades e escanções convidados.
«AS MÚSICAS QUE OS VINHOS DÃO»
Para além da homenagem ao Escanção, uma das grandes surpresas da edição deste ano da Feira de Vinhos do Dão, é o espectáculo multimédia da autoria de António e Sandra Leal, «As Músicas que os Vinhos Dão», idealizado para o contexto específico do evento, que irá realizar-se à noite, durante todos os dias da feira.
A celebração do vinho é revelada em diferentes contextos, estabelecendo contrastes e pontos em comum entre a sua presença mais sofisticada nos meios nobiliárquicos e de alta sociedade, e o seu lado mais popular e castiço, salientando assim a sua transversalidade na sociedade e na vida das pessoas.
O espectáculo, que terá a duração aproximada de 30 a 40 minutos irá realizar-se na zona frontal do Edifício da Câmara Municipal de Nelas incidindo especialmente sobre a fachada frontal e o largo da escadaria que servirá de palco. Ali será recriado o ambiente de uma grande taberna, intemporal.
FEIRA INTEGRA EDIFÍCIO DA ANTIGA FEDERAÇÃO DOS VINICULTORES DE NELAS
No âmbito do protocolo estabelecido com a CVRDãO, para a utilização do espaço das instalações da antiga Federação dos Vinicultores do Dão, a Câmara Municipal de Nelas iniciou já os trabalhos de requalificação do mesmo, no sentido de dinamizar esta zona nobre da Vila de Nelas. As intervenções são notórias, tendo sido seladas as portas do edifício, consolidada a estrutura do edifício e do telhado, efetuada a vedação de todo o espaço circundante e iniciada a limpeza de todo o interior do edifício que se encontra deteriorado. O património documental existente no local foi recuperado através da seleção e recolha de documentos que futuramente integrarão o arquivo histórico municipal.
Estas intervenções permitem a integração deste espaço já no decorrer da 23.ª Feira do Vinho Dão com a realização no dia 6 de Setembro, de um Workshop denominado “Do Bago à Mesa” pela Enóloga Patrícia Santos e Rui Fonte Coordenador da Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo (18h00), seguida de uma Prova de Grandes vinhos do Dão, orientada Luís Lopes, diretor editorial da Revista de Vinhos.