Vai realizar-se nos dias 26 e 27 de janeiro o Cinclus – Festival de Imagem de Natureza, um evento único no país e que pela terceira vez consecutiva acontece na vila de Vouzela. Depois dos dois Encontros de Fotografia de Natureza e Vida Selvagem, realizados em 2011 e 2012, a iniciativa passa agora a designar-se de «Cinclus», nome científico do melro-de-água, ave emblemática da região de Vouzela/ Serra do Caramulo.
Segundo João Cosme, mentor do projeto, a mudança do nome traduz a vontade de expansão e crescimento da própria iniciativa, com o alargamento do festival já este ano a outros tipos de imagem, que não só a fotografia.
Na iniciativa estarão presentes quinze fotógrafos, dois alemães (Sandra Bartocha e Werner Bollmann), e treze portugueses (Madalena Boto e Ricardo Guerreiro no vídeo, Jacinto Policarpo, Hélio Cristóvão, Francisco Calado, Rui Guerra, Eduardo Barrento, Gonçalo Lemos, Carlos Rio, António Luís Campos, Luís Quinta e João Cosme na fotografia e João Tiago na ilustração científica).
“Este ano temos mais convidados e todos de elevada qualidade. Temos dois fotógrafos alemães, reconhecidos mundialmente e vencedores de vários prémios internacionais, tecnicamente com uma abordagem mais artística, e treze convidados nacionais, alguns deles com novas formas de abordar a imagem”, referiu João Cosme.
Realçando a presença destes profissionais de renome nacional e internacional no concelho, também o Presidente da Câmara de Vouzela, Telmo Antunes, destacou a importância que este festival terá não só a nível da projeção da vila, mas também da divulgação do património natural do concelho e, naturalmente, da dinamização da economia local.
“Vouzela vai ser palco de uma atividade que vai trazer projeção à vila, ao concelho e àquilo que é uma das nossas maiores riquezas, o nosso património natural e a nossa paisagem. Esperamos, à semelhança das edições anteriores, que haja uma grande afluência de público”, considera o autarca.
PROGRAMA COM VÁRIAS NOVIDADES
O programa deste ano conta com várias novidades. Logo a abrir a iniciativa, no dia 26 de janeiro, pelas 10h30, a abertura da exposição “Costa Rica – Pura Vida”, uma mostra sobre a biodiversidade da Costa Rica.
Haverá outra exposição, esta de exterior, que promove os valores do património natural do concelho de Vouzela, ilustração científica, apresentação do documentário “Arrábida – da Serra ao Mar” e sessões de fotografia com as escolas do concelho.
De destacar ainda o workshop sobre composição artística, dinamizado pela fotógrafa alemã Sandra Bartocha, o qual pressupõe inscrição prévia e que poderá ser feita para o mail cosmefoto@gmail.com.
Com estas atividades, a organização espera que outros tipos de público adiram ao Cinclus, pois como João Cosme faz questão de referir este é um festival para todo o tipo de público “e não destinado só aos profissionais da área, como algumas pessoas pensam”, concluiu.
O Cinclus – Festival de Imagem de Natureza conta com a colaboração do Município de Vouzela e do Grupo Generg e conta ainda com o apoio da Epson.