“Afirmar a região, apoiar a identidade do território, e valorizar a capacidade da produção” das instituições locais, são alguns dos princípios em que assenta o plano de eventos programado para os próximos meses em Tondela, com actividades em todos os sectores, e para todos os gostos e idades, em vários locais do concelho. Mas também “diferenciadoras” em relação às propostas apresentadas por concelhos vizinhos. São os casos do Festival Urbano; do espectáculo no Caramulo «A Viagem do Elefante» da ACERT, um ano após a estreia; do «Tom de Festa» – o mais antigo acontecimento anual português de músicas do mundo, a celebrar as bodas de prata (16 a 19 de Julho) -; da FICTON (12 a 16 de Setembro); e da Festa da Juventude em Lageosa do Dão (8 a 10 de Agosto).
A decorrer de 25 a 27 de Julho, o Festival Urbano tem tudo, segundo o presidente da Câmara de Tondela, José António de Jesus, para se afirmar como “uma referência” no conjunto dos festivais de verão que se realizam na região. “Para além das exposições e da feira de artesanato urbano, estamos perante um festival inovador, uma vez que o recinto (o Parque Urbano de Tondela) possui um parque de campismo onde os jovens e as famílias poderão ficar alojados ao longo dos três dias, com o bilhete a dar acesso aos sunsets na piscina municipal, actividades de zumba, dance fusion, combat fitness, aquazumba e capoeira”. No palco vão actuar David Antunes com a Midnight Band, Mundo Secreto e Rouxinol Faduncho, para além das bandas Rayband, Fita Cola e Godbless, os dj´s Von di Carlo, André Flor, Jull´In e Kathy, e o espectáculo de Freestyle com Paulo Martinho.
O plano de eventos «Verão 2014», que se prolonga em Tondela até Outubro, integra cerca de duas dezenas de iniciativas, que representam para a Autarquia um investimento superior a 400 mil euros. “Apesar das restrições financeiras a que as instituições estão obrigadas, a Câmara não deixa de fazer um esforço adicional para fortificar, neste concelho, uma marca indiscutível no domínio da animação cultural, desportiva, social e educativa”, justifica José António de Jesus.
O autarca sublinha o “efeito multiplicador” de um investimento que associa não apenas a fruição de experiências geradoras de sensações únicas, mas também a dinamização do espírito de voluntariado, a par da valorização das dinâmicas de mobilidade associadas ao turismo cultural e social. “O desenvolvimento cultural, económico e social será tanto maior, quanto maior for o grau de envolvimento das nossas comunidades em projectos mobilizadores, que reforcem a identidade do nosso território e que estimulem a participação cívica tão indispensável para reforçar a atractividade da nossa região”, acredita José António de Jesus.
«Há Festa do no Parque», todos os fins de semana de Julho Agosto e Setembro); o «Mercado Ao´Sabor» com duas edições durante Julho e Agosto; animação do comércio local; as exposições «A Grande Guerra e a Literatura» a 29 de Agosto no Museu Terras de Besteiros, e «Parlamentarismo em Portugal» patente durante o mês de Setembro; o «Caramulo Motorfestival» de 5 a 7 de Setembro; e a «À Conversa com… Francisco Moita Flores» na Biblioteca Municipal (11 de Outubro), são outros dos destaques do plano de eventos «Verão 2014» em Tondela.