Feira de empreendedorismo junior premiou escolas de Vouzela, Oliveira de Frades e Tondela

Junho 4, 2012 | Região

Centenas de alunos de 30 turmas do ensino básico (2.º ciclo) de várias escolas dos 14 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Dão Lafões participaram, no último sábado, no Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu, na Feira do Empreendedorismo Júnior. A iniciativa, promovida por aquela estrutura intermunicipal, culmina um trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo, que se iniciou com a formação de professores na temática proposta.

O envolvimento dos alunos neste projecto global pretende, segundo a organização, dar um sinal à necessidade de mobilizar e incentivar os estudantes, dos diferentes ciclos de ensino, na temática do empreendedorismo. Um momento “marcante” do projecto que a CIM pretende venha a perdurar, nos próximos anos, podendo mesmo vir a constituir-se, no futuro, como uma nova disciplina dos respectivos currículos.

Carlos Marta, presidente da CIM Dão Lafões, defende que a mobilização das camadas mais jovens da população para a dinâmica do empreendedorismo tem de começar pelos bancos da escola. O dirigente, também presidente da Câmara de Tondela, considera que é preciso incutir nos jovens o gosto pela inovação, pela criatividade e pela vontade de um dia porem em acção as suas próprias ideias de negócio.

A Feira do Empreendedorismo Júnior acabou por premiar as ideias de negócio apresentadas por escolas de Vouzela, Oliveira de Frades e Tondela. O prémio do projecto mais inovador distinguiu a escola básica de Tondela com o trabalho “Verdes também são os direitos do homem”, com a reciclagem de materiais a viabilizar a construção de jardins verticais com sistemas de rega gota a gota.

A apresentação mais criativa, designada “Alunos Solidários de Oliveira de Frades”, foi feita pelos alunos dos 5.º e 6.º anos do Agrupamento de Escolas deste concelho. Neste caso, foi encontrada a fórmula de financiar a consulta médica e a compra de óculos para um jovem sem recursos, através da venda de vários objectos. O projecto mais relevante, “Fazemos tudo pelos idosos”, veio do Agrupamento de Escolas de Vouzela. A proposta, neste caso, vai um conjunto de iniciativas que pretendem apoiar a diferentes níveis esta numerosa faixa etária da população.

O envolvimento das escolas no projecto Promoção do Empreendedorismo na Região Dão Lafões é o primeiro passo de uma intervenção mais global, que, a prazo, pretende mobilizar outros intervenientes no desenvolvimento económico da região, nomeadamente a AIRV, Instituto Politécnico, Instituto Piaget, Universidade Católica, Adices, ADD e ADDLAP. Este projecto, a implementar ao longo dos próximos três anos, foi candidatado ao Programa “Mais Centro” e obteve um apoio de 310.400 euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

FINAL INTERMUNICIPAL A 6 DE JUNHO NO POLITÉCNICO:

 PROJECTO DA CIM DÃO LAFÕES DESAFIA ALUNOS A REVELAR AS MELHORES IDEIAS DE NEGÓCIOS

Os vencedores das 14 finais municipais do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio – Escolas Empreendedoras da CIM Dão Lafões participam, a 6 de Junho, na Aula Magna do Instituto Politécnico, na final intermunicipal que irá proclamar e premiar as três melhores das 120 ideias a concurso. Os vencedores têm garantida a participação em missões de empreendedorismo a realizar em Lisboa (3.º prémio), Madrid (2.º prémio) e Barcelona (1.º prémio). Esta é uma das etapas do projecto global Promoção do Empreendorismo candidatado pela CIM ao Programa Mais Centro, que visa a criação de uma Rede Regional de Empreendedorismo.

Na apresentação do projecto, que decorreu em Viseu no Hotel Montebelo, foram apontadas metas e estratégias e seguir, nomeadamente a realização, ainda no presente ano lectivo, de cinco acções de formação de professores, num total de 89, que ministrarão depois os conhecimentos adquiridos a mais de 1.500 alunos de 38 escolas dos 14 municípios. A final intermunicipal do concurso, que conta participação de alunos e professores dos ensinos secundário e profissional, é já uma das consequências e um dos “momentos chave» daquele projecto.

“Promover o espírito de iniciativa e empreendedor dos jovens em idade escolar, procurando estimular o reconhecimento pelo risco e pela iniciativa, envolvendo alunos, professores e empresas, e onde a criatividade e a inovação são valorizadas e reconhecidas”, constitui, segundo Carlos Marta, presidente da estrutura intermunicipal, o grande objectivo.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.