Entidade reguladora carimba excelência da água que se bebe em Viseu

Outubro 14, 2013 | Região

Num curto espaço de tempo, os Serviços Municipalizados de Viseu voltam a ser notícia a nível nacional pelos esforços desenvolvidos em prol da preservação do ambiente e, consequentemente, da qualidade de vida dos habitantes do concelho. Depois do lançamento da empreitada de construção da ETAR de Viseu Sul, uma obra que segundo Fernando Ruas representa a “concretização de um sonho” acalentado durante muitos anos pela administração municipal, a mesma entidade acaba agora de ser distinguida com Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano ´ 2013, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR). Um galardão que premeia a excelência da água que chega à torneira dos consumidores.

A “boa notícia” foi revelada pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, no decorrer da apresentação dos quarto e quinto volumes da obra «Discursos», uma cerimónia na qual o ainda autarca relevou, mais uma vez, a “acção empenhada” de Carlos Tomás, director dos Serviços Municipalizados, na gestão deste departamento.

O sistema de abastecimento de água ao concelho de Viseu está dividido em cinco sub-sistemas: a ETA de Fagilde, que abastece 78,7% da população (e ainda os concelhos de Mangualde e Nelas), e as captações da Maeira (8,8%), Muna (5,9%), Vale de Fachas (5,3%) e Calde (1,3%),

Com a atribuição daquele Selo de Qualidade, os SMAS de Viseu ombreiam com as principais entidades gestoras de água no país, nomeadamente a EPAL, Águas da Região de Aveiro, Águas de Coimbra e Águas do Lena. As entidades distinguidas são maioritariamente dos distritos do Porto, Lisboa, Faro, Coimbra, Setúbal, Braga e Castelo Branco.

O selo de autenticação de qualidade de excelência da água é atribuído mediante uma análise quantitativa e qualitativa da informação constante nos relatórios anuais dos serviços de águas e resíduos em Portugal divulgados pela ERSAR. E é uma das novidades da 7ª edição dos Prémios de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos, que vão ser entregues na 8ª Expo Conferência da Água, que se realiza a 26 e 27 de Novembro.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e o Jornal Água&Ambiente, com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.