O troço inicial da Ecopista do Dão, entre o Tribunal (Avenida da Europa) e a Estação de Figueiró, vai ser alvo de uma requalificação completa. Um dos aspetos a melhorar passa pela revisão da sinalização horizontal e vertical de seis cruzamentos, contribuindo dessa forma incrementar a segurança naquele que é um dos espaços de eleição dos viseenses.
“Passados cerca de 14 anos depois da inauguração do 1º troço, voltamos a intervir neste espaço ‘nobre’ de prática de atividade física dos cidadãos”, sublinhou Conceição Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, na cerimónia de consignação da obra.
A intervenção, que irá causar alguns constrangimentos inevitáveis, era necessária e irá introduzir melhorias neste “percurso de natureza” por excelência. Os trabalhos em causa obrigam a tempo seco, pelo que foi necessário esperar por este período do ano.
A requalificação da Ecopista do Dão representa um investimento do Município de Viseu que ronda os 250 mil euros. Os trabalhos a realizar, com um prazo estimado de 120 dias, incluem a repintura em slurry do troço inicial; a requalificação da sinalização horizontal e vertical de seis cruzamentos considerados mais problemáticos; a repintura em slurry e sinalização de todos os cruzamentos da ecopista; a melhoria do sistema de drenagem de águas pluviais com reperfilamento de valetas e execução de valetas em betão; e ainda aplicações pontuais da vedação da Ecopista.
Refira-se ainda que o lettering, o arranjo da vedação em madeira, a substituição de dissuasores e limpeza, a desmatação de taludes e a remoção de terras soltas, já foram executados no âmbito dos contratos de manutenção com a CIM.
Posteriormente, será realizada uma 2ª fase de intervenção na qual se inclui a pintura do slurry do troço mais recente.