D. Ilídio Leandro pulsou concelho “vivo e dinâmico” em Tondela

Junho 20, 2013 | Região

Recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em cerimónia integrada na visita pastoral à paróquia de Santa Maria, em Tondela, e depois de um contacto directo com as populações, equipamentos, instituições, e diversos sectores de actividade, iniciado em Setembro de 2012, o Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, não poupou elogios ao estado social, económico, cultural, e até desportivo, de um concelho que reconheceu continuar “vivo e dinâmico”.

A terminar o ciclo de visitas ao Arciprestado de Tondela, o que lhe permitiu, ao longo de todos estes meses, ter ficado com uma ideia “muito concreta” sobre a realidade deste concelho, a todos os níveis, D. Ilídio Leandro aproveitou a sua presença no Salão Nobre dos Paços do Concelho para homenagear o poder local, neste caso na pessoa do presidente da Autarquia, Carlos Marta, vereadores, funcionários e presidentes de junta, pela acção desenvolvida em prol do bem-estar das populações.

“Tive aqui (em Tondela) uma passagem muito enriquecedora”, confessou o Bispo de Viseu, que não escondeu também a sua “admiração” por ter encontrado, neste concelho, empresários que revelaram “confiança, serenidade, e abertura ao futuro com expectativas muito positivas”, concluiu D. Ilídio Leandro, confiante que Tondela “vai, certamente, continuar a afirmar-se no contexto regional e nacional”.

Carlos Marta, que fez as honras da casa, relevou, perante o Bispo de Viseu, o “salto qualitativo” que o concelho de Tondela deu ao longo dos últimos anos, nomeadamente ao nível da instalação de empresas. Com a “sorte divina”, disse, de nenhuma delas se ter deslocalizado. Uma situação que muito tem contribuído também para a coesão social de um território que tem na “capacidade empreendedora das suas gentes o seu principal motor de desenvolvimento”, enfatizou o autarca, dando como exemplo desse dinamismo os 400 milhões de exportações/ano facturados pelas empresas sediadas neste concelho.

Os investimentos em curso na ordem dos 24 milhões de euros (“só superados no distrito com a construção da Etar Sul em Viseu”); a recuperação do património religioso, a liderança no associativismo municipal; a existência de estruturas e equipamentos descentralizados por todas as freguesias; e “uma população mobilizada para resistir à crise”, foram também alguns dos muitos factores que explicam, segundo Carlos Marta, o desenvolvimento sustentado do concelho de Tondela.

No final de uma visita pastoral que culminou, no último domingo, com a cerimónia do crisma na Igreja Matriz da Cidade, Carlos Marta agradeceu a D. Ilídio Leandro o “estímulo à comunidade” e a mensagem de “paz e tranquilidade” que a visita do Bispo de Viseu transmitiu às populações do seu concelho.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.