Conselho Estratégico de Viseu reclama ensino superior, autónomo e em rede

Março 12, 2014 | Região

“Precisamos de um ensino superior forte, especializado em sectores estratégicos, com autonomia, aberto ao exterior e em rede com a comunidade empresarial, social e cultural”. Esta foi uma das conclusões, em forma de reivindicação, a que chegou, na reunião de ontem, o Conselho Estratégico de Viseu. Um órgão que, desta forma, “espelhou o sentimento dominante na região”, reconheceu o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques

Na reunião, o presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Fernando Sebastião, o presidente do Centro Regional da Universidade Católica Portuguesa, Aires do Couto, e a directora do Instituto Superior Piaget, Françoise Cruz, apresentaram sínteses da evolução recente e dos principais projectos das instituições de ensino.

O Conselho Estratégico defendeu que o ensino superior em Viseu “deve actuar na formação de talentos e na especialização produtiva regional, no fomento do empreendedorismo e da inovação empresarial na cidade-região, na atractividade populacional no interior, e no cumprimento das metas de qualificação da “Europa

2020”, que estabelece, entre outras, uma taxa de 40% de licenciados na população entre os 30 e os 34 anos.

O agroalimentar, as tecnologias da informação e comunicação, as ciências da saúde, a eficiência energética, o “terceiro sector” e o turismo, são também considerados setores-chave. A criação de um “Fórum Viseu Academia Empresas” e o reforço de acções de cooperação com a região do Porto e no eixo da A25 é uma das medidas preconizadas pelo Conselho Estratégico.

O órgão de aconselhamento do Presidente da Câmara Municipal de Viseu destacou ainda a prioridade da ligação ferroviária Aveiro/Viseu/Salamanca para a conetividade económica e social da região. “Só esta ligação respeita o pulmão industrial e exportador do país, que está no Centro-Norte, e o princípio sagrado da coesão territorial», resumiu Almeida Henriques.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.