Câmaras «projectam» ponte turística entre Viseu e Porto

Junho 8, 2015 | Região

Os presidentes das câmaras municipais de Viseu e do Porto, Almeida Henriques e Rui Moreira, reiteraram em Viseu a vontade de “estreitar os laços históricos, culturais e também económicos” entre as duas cidades. No final de uma visita ao centro histórico da capital da Beira Alta, o autarca do Porto, que veio retribuir, um ano depois, a visita do autarca de Viseu à capital do Norte, confirmou que a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal está a estudar “uma alteração estatutária que vai permitir a promoção cruzada com cidades e regiões vizinhas”.

Em relação à cooperação estratégica entre as cidades do Porto e Viseu, que saiu reforçada neste segundo encontro, Rui Moreira fez questão de sublinhar que as duas cidades “só têm a ganhar” se articularem esforços numa promoção conjunta que abra as portas a uma oferta mais alargada aos turistas que visitam o centro e norte de Portugal.

“O Porto, pela pujança que hoje tem, transformou-se num destino turístico em crescimento, e penso que esta aproximação entre os dois municípios se poderá traduzir num benefício para Viseu”, sublinhou Almeida Henrique em declarações aos jornalistas, no final do encontro com o seu homólogo da capital nortenha.

Em termos concretos, o encontro entre Almeida Henriques e Rui Moreira saldou-se, para já, no acordo estabelecido entre os dois municípios com vista à “criação de uma ponte turística” a ligar os dois municípios, em nome de uma complementaridade da oferta.

“Atendendo ao grande número de turistas que visitam o Porto, é importante haver uma rede de cidades que possa também acolher alguns deles, sendo que a ligação que Viseu também tem a Salamanca, a par da sua ligação natural ao Douro, poderá ser um elemento extremamente importante para o novo ciclo que estamos a desenvolver”, conclui Almeida Henriques.

Rui Moreira reforça também a convicção de que é necessário garantir aos turistas que aterram no Aeroporto Sá Carneiro e que venham de carro até Viseu, tenham aqui roteiros preenchidos que lhes permitam ficar mais tempo. “Temos todos uma complementaridade enorme, e só temos a ganhar com isso”, acrescenta.

A ligação ferroviária Aveiro – Viseu – Salamanca, uma ambição que continua a ser defendida pelos presidentes das câmaras de Viseu e do Porto pela importância que esta mesma ligação assume para o centro e o norte, enquanto “grande pulmão exportador do país”, foi outro dos assuntos que marcaram a reunião mantida entre Almeida Henriques e Rui Moreira.

No mesmo encontro, e apesar de saberem já que os fundos comunitários do Portugal 2020 “estão muito aquém daquilo que são as efectivas necessidade das cidades e das regiões”, os dois autarcas não deixaram também de manifestar a sua preocupação pelo facto do processo “continuar a marcar passo” em relação ao desbloqueamento dos fundos comunitários, defendendo, por isso, a sua “eventual reprogramação”.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.