Os presidentes das câmaras municipais de Viseu e de São Pedro do Sul, Almeida Henriques e Vítor Figueiredo, assinaram a semana passada, o acordo de cooperação para a execução da obra de recuperação e conservação da ponte de Ribafeita sobre o rio Vouga, que liga os dois concelhos. O investimento ascende a 100 mil euros, montante financiado pelos dois municípios. A responsabilidade de lançamento do concurso, gestão e acompanhamento da obra, cabe ao Município de Viseu.
A intervenção surge na sequência de uma inspecção à ponte de Ribafeita feita pela Câmara de Viseu, que detectou problemas no estado de conservação de um dos pilares, o que conduziu à limitação da circulação de veículos de carga igual ou superior a 3,5 toneladas, e ao consequente avanço da empreitada de manutenção e conservação.
No ato de assinatura do acordo, o presidente da Câmara de Viseu anunciou que os trabalhos deverão avançar ainda no verão de 2015. “Não quisemos perder tempo e lançámos já o concurso público. Neste momento analisam-se as propostas recebidas. Acreditamos que até ao final do verão a obra será lançada”, informou o autarca, que tornou ainda público um investimento de mais cerca de 70 mil euros para a reabilitação da ponte de Bodiosa a Velha, que entrou recentemente em fase de execução.
“O conjunto das obras prioritárias de reabilitação em sete pontes no concelho representa um investimento de 800 mil euros. É um encargo e uma responsabilidade para os quais o Estado Central deixou de olhar, mas que justificam medidas específicas de apoio. Os territórios não podem estar ao abandono e estas infraestruturas carecem de investimento na sua conservação”, concluiu Almeida Henriques.
No conjunto das intervenções previstas com grau de manutenção e conservação mais urgente, estão as pontes de Faíl (que deverá ser substituída), de Santos Evos, de Vila Nova, do Vouguinha e de Cova do Gato, para além das de Ribafeita e Bodiosa.