Câmara quer gabinete de Siza Vieira a reinterpretar antigo mercado

Fevereiro 27, 2015 | Região

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, confessa que “veria com bons olhos” o gabinete do arquitecto Siza Vieira a participar no Concurso de Ideias, já no terreno, para a revitalização do Mercado 2 de Maio. O autarca, que reconhece a “excelente colaboração” que o gabinete tem emprestado ao processo, através da cedência aos concorrentes de peças técnicas do projecto original, vai agora mais longe. Interpretando a vontade da maioria dos viseenses, que nunca se conformaram com a requalificação inicial daquele espaço, desafia agora o autor a “reinterpretar” a obra que projectou e elaborou em 2002. Já lá vão 13 anos…

O Concurso de Ideias para revitalização do Mercado 2 de Maio foi lançado a semana passada, por decisão unânime do executivo da Câmara de Viseu aprovada em Setembro do ano passado. O objectivo é projectar uma cobertura que permita a realização, naquele espaço, de actividades ao longo de todo o ano, com uma componente multifuncional que inclui a instalação de um equipamento multimédia em permanência.

A decisão da Câmara resulta de uma concertação estreita entretanto estabelecida com a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte, que integrará o júri e avaliará tecnicamente os termos e peças do concurso, bem como de uma “colaboração positiva” também já manifestada pelo arquitecto Siza Vieira, autor do projecto de requalificação inicial executado na antiga praça, em pleno centro histórico de Viseu.

“Os meses em que tivemos de investir na preparação deste concurso dão-nos uma garantia mais forte da qualidade do processo e dos seus resultados”, conclui Almeida Henriques, para quem este é um “projecto estratégico que visa devolver à cidade uma praça emblemática, permitindo não só a realização, neste espaço, de eventos ao longo do ano, como espectáculos, mercados e feiras, incluindo nos meses de Outono e Inverno. Será um novo marco arquitectónico da cidade e actualizará a sua vocação de praça”, garante o autarca.

Lançado através da Sociedade de Reabilitação Urbana Viseu Novo, o Concurso de ideias para a revitalização/cobertura do Mercado 2 de Maio, a decorrer num período de 90 dias a partir da data do lançamento (12 de Fevereiro), é aberto a arquitectos e gabinetes de arquitectura, reservando a Câmara Municipal um prémio de 6.000 euros ao primeiro classificado e de 2.000 euros para o segundo.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.