Câmara paga policiamento nocturno no centro histórico de Viseu

Abril 25, 2017 | Região

A Câmara Municipal de Viseu (CMV) contratou o serviço gratificado da Polícia de Segurança Pública (PSP) para reforçar o patrulhamento nocturno do Centro Histórico. Este reforço de policiamento irá custar ao Município três mil euros por mês. A equipa de agentes irá assegurar a vigilância do centro histórico de segunda-feira a sábado, entre as 22 horas e as 2 horas da manhã, e, aos domingos, entre as 20 horas e as 24 horas.

A decisão do Município constitui como que uma resposta às sucessivas ocorrências registadas no centro histórico de Viseu. Situações que têm suscitado várias queixas por parte dos cidadãos residentes naquela zona da cidade. O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, reconhece que ao tomar a decisão de pagar o policiamento no centro histórico, o Município “está a substituir-se ao Estado Central neste papel da segurança pública”.

O autarca avisa, no entanto, que a medida agora tomada será de carácter “temporário”, até porque já foi diagnosticada a necessidade de reforçar com meios materiais e mais efectivos o comando da PSP de Viseu. No pressuposto de que “a segurança dos cidadãos está em primeiro lugar”, Almeida Henriques anunciou ter já solicitado uma reunião com o Ministro da Administração Interna para analisar o problema e avançar para as soluções adequadas.

O policiamento nocturno adicional, já no terreno, junta-se ao sistema de segurança que já existia. Inclui uma patrulha regular sete dias por semana, entre as 8 e as 20 horas. E o decorrente do Contrato Local de Segurança firmado com o Município, com ação entre as 18 e as 24 horas de segunda a sexta-feira, e uma equipa de intervenção rápida de quinta-feira a sábado das 20 às 4 horas da manhã.

Em curso está também o projeto conducente à instalação de câmaras de vídeo vigilância no Centro Histórico, ligadas à PSP. A primeira fase deverá abranger 17 zonas da cidade, a maior parte das quais no Centro Histórico e na envolvente do Rossio.

A Câmara Municipal tem também em curso uma revisão das condições de iluminação no Centro Histórico. Foram detetadas anomalias em 39 candeeiros/projetores de iluminação pública, dos quais grande parte já foram corrigidos. Foram também identificados locais pontuais onde se promoverá o reforço da iluminação, nomeadamente na Rua dos Loureiros, Rua do Gonçalinho e Rua Nossa Senhora da Boa Morte.

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.