A Câmara Municipal de Viseu tem no terreno, numa intervenção que se prolongará ao longo deste ano, uma «megaoperação» de manutenção de estradas que representa um investimento superior a 700 mil euros. Objectivo, “reforçar a segurança rodoviária e reduzir focos de pequena sinistralidade automóvel.
O investimento integra-se no plano municipal «Viseu Seguro», apresentado em Maio, onde se incluem medidas de melhoria da sinalização rodoviária, iluminação e reforço de passadeiras, e de controlo e mitigação da velocidade automóvel.
Estruturada em três fases, a «megaoperação» de manutenção de estradas no concelho de Viseu, vai abranger uma extensão superior a 63 mil metros quadrados. A primeira, no valor de 146 mil euros, incide sobre a zona urbana, numa extensão de 20 quilómetros quadrados; a segunda, com um investimento de 241 mil euros, abrangerá caminhos e estradas municipais numa extensão de 29 quilómetros quadrados; e a terceira, em 14 quilómetros quadrados, terá a circunvalação urbana como alvo e um investimento de 92 mil euros.
“Do ponto de vista integrado, esta é das maiores operações de manutenção de estradas que alguma vez se fez no concelho de Viseu. Mas não será a última, garantiu aos jornalistas o presidente da Câmara Municipal, no decorrer de uma visita que fez aos trabalhos em curso.
Almeida Henriques acrescenta que todos os anos haverá “um esforço permanente” na manutenção de estradas, uma vez que os municípios, desde que entrou em vigor este novo quadro comunitário de apoio, deixaram de ter acesso a fundos comunitários para este tipo de intervenções. “Assim, será mais fácil investir na manutenção do que depois ter as estradas degradadas e não ter dinheiro para a poder fazer”, conclui.
“Na melhor cidade para viver, esta preocupação permanente com a circulação e com a qualidade das nossas estradas está sempre presente na nossa cabeça”, garante Almeida Henriques.