Câmara de Viseu assume edifício do Governo Civil

Maio 9, 2014 | Região

O Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Viseu assinaram, no Salão Nobre da Autarquia, o protocolo que deu «luz verde» à cedência a este Município, em regime de comodato, das instalações do edifício do extinto Governo Civil, na avenida Alberto Sampaio.

Na cerimónia, presidida pelo ministro Miguel Macedo, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, agradeceu ao membro do Governo, o papel importante que teve na condução deste processo, que visa “restituir à cidade e à população um edifício histórico e de valor patrimonial”.

“Em termos simples, é isto que nos move neste protocolo: devolver à cidade um património público que deve ser colocado ao seu serviço”, concluiu Almeida Henriques, para quem a utilização dos espaços agora cedidos entronca em dois objectivos: “promover a cultura e o património, e modernizar os serviços da Autarquia”.

Para além dos serviços a instalar pela Câmara Municipal de Viseu no primeiro andar do edifício, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) continuará a ocupar o rés-do-chão, e a Autoridade Nacional da Protecção Civil o segundo piso.

“Não vamos desmerecer o património que resulta de décadas de funcionamento dos governos civis. Temos demonstrado respeito por estas instituições, através da inventariação do seu património. No caso de Viseu, para além da devolução aos cidadãos de uma parte nobre do edifício, este protocolo permite que a Autarquia garanta a sua conservação e lhe dê utilidade”, reconheceu o ministro da Administração Interna.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.