O Município de Tondela assinou com as actuais 26 juntas de freguesia do concelho, outros tantos protocolos de colaboração que, no total, ascendem a cerca de meio milhão de euros. Um montante que irá ser aplicado na limpeza e conservação de arruamentos, vias e caminhos em áreas urbanas, pequenas reparações em escolas primárias e jardins-de-infância, e reparação e manutenção em fontanários, captações, lavadouros públicos e parques verdes. Tudo em nome do “reforço da coesão e da solidariedade municipal”.
“Nem a crise, nem as restrições económicas e financeiras, nem a queda de receitas, nem a lei dos compromissos e pagamentos em atraso. Nada nos impediu de cumprir com o que nos comprometemos com as juntas de freguesia, ou seja, a manutenção do mesmo apoio disponibilizado o ano passado”, salientou o presidente da Câmara de Tondela, Carlos Marta, para quem este mesmo apoio “é um bom esforço e um bom exemplo de eficácia e partilha de responsabilidades”.
Em representação dos presidentes de Junta, o autarca de Barreiro de Besteiros, José Helder Alves, classificou primeiro aqueles apoios como “importantes e imprescindíveis às juntas para a realização de pequenas obras de proximidade”, e condenou depois uma reorganização administrativa que considerou as freguesias como “o elo mais fraco”.
Em relação a este processo, a Câmara de Tondela continua a colocar-se ao lado dos presidentes de junta na luta contra a extinção de freguesias. Uma posição reforçada por Carlos Marta com o anúncio da assinatura de um protocolo que possibilitará às freguesias os “meios necessários” para recorrerem aos tribunais. Um processo que envolve as 14 freguesias a agregar, e que irá avançar até 24 de Abril.