A Câmara Municipal de Tondela assinou com 117 associações e instituições do concelho, outros tantos protocolos no âmbito do apoio ao movimento associativo que, no seu conjunto, representam um apoio de cerca de 826 mil euros para actividades a desenvolver ao longo de 2014. Entre elas algumas de dimensão nacional, como os espectáculos da ACERT «A Viagem do Elefante», «Queima de Judas» e Tom de Festa, e ainda o «Caramulo Motorfestival».
Na cerimónia, que decorreu no Auditório Municipal, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, sublinhou que a dimensão destes apoios, que privilegiam actividades nos domínios cultural, desportivo, humanitário, recreativo e social, expressa bem a importância e a “afirmação liderante” do movimento associativo do concelho, que considerou “essencial e fundamental para a coesão do território”.
Apesar da crise, o autarca reconhece que este é o tempo de promover o território, sempre na defesa da inovação, da inclusão e da construção, partilhada, do concelho. “Queremos continuar a crescer cada vez mais nas acções e, neste contexto, é imperiosa uma estratégia assente no respeito pela livre iniciativa. É com esta visão que encaramos o reforço destes apoios, que permitem a muitas associações manterem-se em actividade.
Para José António de Jesus, a capacidade e o empenho dos dirigentes associativos justifica este “enorme esforço financeiro” do Município.