Depois de muitos anos de espera e de desespero de automobilistas, está finalmente concluída a requalificação da Avenida da Senhora do Castelo, em Mangualde. A intervenção, que representou um investimento da Câmara Municipal de 1,5 milhões de euros, incluiu trabalhos de terraplenagem, drenagem, instalação de equipamentos de sinalização e segurança, entre outros.
Com uma extensão total de 1.355,978 metros, a avenida Senhora do Castelo liga as escadinhas de acesso ao monte e santuário da Senhora do Castelo, à rua Primeiro de Maio, próximo do Mercado Municipal de Mangualde. A requalificação e beneficiação desta via estruturante para o desenvolvimento da cidade, teve em conta uma velocidade base de 50 kmts/hora, ficando ainda dotada de uma boa acessibilidade pedonal, lugares de estacionamento, uma ciclovia e a um espaço a tratar paisagisticamente.
“Face a uma orografia difícil e motivadora de problemas de segurança rodoviária, a solução base teve como objetivo garantir uma plataforma com via dupla e separador central, passeios e ciclovia, esta para privilegiar também o uso de bicicletas”, explicou o presidente da Câmara de Mangualde, João Azevedo, na cerimónia de inauguração da avenida, que passa agora também a ser acesso privilegiado à praia artificial.