Almeida Henriques quer afirmar Viseu na região e no país

Outubro 26, 2013 | Região

“Viseu terá uma voz liderante na região e influente no país. Uma voz em rede com os municípios com quem forma uma Comunidade e uma Região”. Esta a promessa reiterada por Almeida Henriques, novo presidente da Câmara Municipal de Viseu, na cerimónia de tomada de posse do novo executivo.

No contexto da liderança regional e nacional que pretende atingir, o ex-secretário de Estado da Economia afirma contar com todos, desde os cidadãos anónimos às instituições de ensino superior, solidariedade social, empresas e outros, para atingir estes objectivos.

Porque a competitividade de Viseu “reclama ainda melhores acessibilidades estruturantes”, Almeida Henriques defende, desde já, um “calendário concreto e realista” para “o corredor logístico ferroviário entre Portugal, Espanha, França e a Comissão Europeia” em que a região foi incluída. Mais: “A reabilitação da linha ferroviária da Beira Alta e a inserção de Viseu nesse corredor transeuropeu são fundamentais para a nossa conectividade. Os instrumentos europeus de financiamento acalentam uma esperança”, alegou.

Partindo do princípio de que Viseu é “um farol envolvente” e uma “força-motriz da região”, em larga medida decorrente do facto de ser “pólo aglutinador de competências, de recursos, de projetos e vontades”, a Câmara de Viseu irá estar “especialmente vigilante”, garante o novo autarca, no acesso das PME aos fundos do futuro QREN, de modo a que as pequenas e médias empresas possam aceder “ao investimento e à internacionalização”.

O novo presidente da Câmara de Viseu quer adotar um Orçamento Participativo para intervenção no centro histórico, propor a constituição do Conselho Estratégico e promover o designado Fórum “Cultura Viseu”.

Constituir o Gabinete do Investidor, um Dossier de Atração de Investimento e o Gabinete de Apoio às Famílias Endividadas, serão outras prioridades do novo executivo.

Na rota da sabedoria de Aquilino Ribeiro, autor várias vezes citado no seu discurso de tomada de posse, Almeida Henriques pretende valorizar património e marcas do mundo rural – “caleidoscópico rústico” aquiliano -, sustentando o autarca que, valorizar esses territórios, “é uma prioridade e uma urgência”.

Fernando Ruas, que deixa o município após 24 anos de eleições sucessivas, viu o seu trabalho reconhecido e elogiado pelo seu sucessor. Que anunciou a atribuição, ao ex-autarca, da Medalha de Ouro da cidade, tendo em vista a posterior entrega do Viriato de Ouro.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.