A ADD – Associação de Desenvolvimento do Dão, um organismo que abrange os concelhos de Aguiar da Beira, Penalva do Castelo (onde está sediado), Mangualde, Nelas e Sátão, acaba de contratualizar, com outros tantos promotores, entre entidades públicas e privadas, 28 pedidos de apoio no valor de 2.168.948 euros, para investimento em diversas áreas de actividade, num montante global de 3.253.844 euros.
Aprovados em 2012 pelo Grupo de Acção Local (GAL) da ADD, no âmbito do Eixo 3 do PRODER Medidas 3.1 e 3.2, os projectos apoiados vão criar mais 50 postos de trabalho. Destes, 37 serão distribuídos pelos 15 projectos vocacionados para a criação e desenvolvimento de micro-empresas, e 13 para projectos destinados a serviços básicos à população rural. Restauração tradicional, salsicharia, saúde, comércio, serviços e apoio a idosos, tipografia, imagem, tanatologia, transformação e modernização de quartéis de bombeiros, até à dinamização do desporto em camadas jovens, cinema, e construção de capela funerária, foram as actividades contempladas.
Leonídio Monteiro, presidente da ADD e da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, presidiu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde à cerimónia de assinatura dos 28 contratos aprovados, sublinhando que, em termos globais, entre 2009 e 2012, o GAL/ ADD já aprovou 100 pedidos de apoio, num montante total de investimento de 11.151.714 euros, com um apoio público de 6.999.337euros. Até Dezembro de 2014 estarão criados 203 postos de trabalho, incluindo os resultantes de um outro concurso que terminaria já no final deste mês, mas que “irá ser prorrogado”.
“O êxito das candidaturas e dos resultados obtidos deve-se, em larga medida, à coragem dos parceiros que foram fazendo obra. E é com estas mesmas pessoas que este território continua a recuperar de alguns atrasos em relação aos concelhos do litoral” conclui Leonídio Monteiro, que espera que os projectos agora financiados tragam “dinâmicas importantes sob o ponto de vista social e económico” aos cinco concelhos envolvidos.