640 mil euros para requalificar antigo edifício do Orfeão de Viseu

Outubro 2, 2016 | Região

Está aprovado por unanimidade pelo executivo da Câmara de Viseu, o projeto de reabilitação do antigo Orfeão, na Rua Direita. A obra, que “manterá a alma” do secular e histórico edifício, está orçada em 640 mil euros, montante comparticipado em 85 por cento por fundos comunitários, e “poderá estar no terreno no próximo ano”.

“É uma reabilitação que recupera o edifício, com um acrescento que vai permitir criar salas de aulas, onde vão decorrer depois as atividades do Viseu Educa e também da Universidade Sénior”, confirmou o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, no final de uma reunião do executivo, que decorreu no antigo Governo Civil de Viseu.

Para o autarca, a reabilitação do edifício do antigo Orfeão de Viseu, ”é um projeto muito simbólico, é mais uma âncora que se vai criar no centro histórico e é uma intervenção emblemática da boa recuperação e da boa reabilitação.

Dadas as características estruturais do edifício, com uma cobertura única, a reabilitação terá de ser também específica. “Se tivéssemos começado por desmontar o telhado, a casa provavelmente teria desmoronado. Como se trata de uma cobertura “muito artificiosa e engenhosa”, a autarquia de Viseu admite deixar “uma câmara nesta cobertura, depois da obra concluída, para que as pessoas possam apreciar algo que foi feito há cento e muitos anos”.

“Estou convencido de que vai ser um dos edifícios que vai ficar para a história da reabilitação de Viseu e até do país, como um excelente exemplo de como pondo a ciência, o «know-how» das universidades ao serviço da reabilitação se conseguem fazer boas reabilitações sem implicar gastar mais dinheiro”, concluiu Almeida Henriques.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.