4 milhões de euros para requalificar 12 bairros de Viseu

Fevereiro 1, 2017 | Região

Novas redes de electricidade, água e esgotos; espaços públicos arborizados, ajardinados e com moderna iluminação pública; construção de passeios, de zonas de estacionamento e melhoria das acessibilidades; e melhoria dos equipamentos de apoio e de lazer como campos de jogos e jardins infantis. São algumas das obras de requalificação previstas para doze bairros urbanos de Viseu. Os trabalhos, globalmente orçados em 4 milhões de euros, estão em execução ou terão obra  no terreno já a partir deste ano. A execução dos diferentes trabalhos será realizada através de contratualização com as Juntas de Freguesia.

O anúncio do lançamento do projecto foi feito pela Câmara Municipal de Viseu que pretende com estas obras, a concretizar em união de esforços com  as juntas de freguesia abrangidas, aumentar a qualidade de vida das pessoas que optaram por residir nos bairros urbanos de Viseu. “Este programa vai devolver vida e conferir um padrão elevado de qualidade e atractividade  a alguns dos bairros mais importantes e queridos do concelho”, sustentou Almeida Henriques, presidente do Município.

O programa municipal “Eu gosto do meu bairro” vai abranger doze bairros das freguesias urbanas de Viseu, Ranhados e Abraveses. Em 2017/18 serão investidos os primeiros dois milhões de euros em oito aglomerados:  Mesuras, Misericórdia, São José, Viso Sul, Santa Rita, Santo Estevão, Gumirães e Chevis. O investimento municipal irá beneficiar cerca de 14 mil residentes.

Numa segunda fase, até 2019, novas intervenções terão lugar, num valor global também de dois milhões de euros. Para além da conclusão dos projectos que vêm de trás, serão lançadas obras de requalificação nos bairros da Quinta da Carreira e da Quinta da Longra (Freguesia de Viseu), do Vale (Abraveses) e de Viso Norte (Viseu e Rio de Loba).

O presidente da Câmara, Almeida Henriques, considera que a intervenção prevista para a “coroa urbana” de Viseu constitui “um novo fôlego” nos bairros urbanos que irá reflectir-se, inevitavelmente, na confirmação de Viseu como “cidade-jardim”. Neste caso, com reflexos directos na qualidade de vida das comunidades que neles residem.

Durante a apresentação do projecto, foi contratualizada a requalificação, no valor de 250 mil euros, valor suportado pelo município, da primeira fase do bairro das Mesuras. A obra deverá ficar concluída no prazo de cinco meses.

Almeida Henriques sublinhou o “papel importante” e a “cooperação” das juntas de freguesia que, em muitos casos, têm já obras em andamento. “É este sentido pragmático do projecto que queremos saudar”, disse o autarca.

Fomentar o sentimento de pertença dos residentes, modernizar as infraestruturas, melhorar o ambiente urbano e as zonas verdes, incrementar a segurança e promover a acessibilidade, são os objectivos do programa “Eu gosto do meu bairro”, com Almeida Henriques a desafiar os moradores a “dar a cara” pelo seu bairro e pela sua transformação.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.