A Câmara Municipal de Nelas contratualizou com a CCDRC a possibilidade de realização de obras de reabilitação urbana da sua zona histórica, obras essas que terão um orçamento total de 3,3 milhões de euros no período 2016-2021, sendo que até maio de 2017 terão que ser apresentados os projectos concretos para obras no valor de 1,5 milhões de euros, sendo 1,2 milhões de euros de fundos comunitários.
Aprovado em reunião de Câmara, o projecto de reabilitação urbana inclui a requalificação das 4 Esquinas (com um custo previsto aproximado de 100 mil euros), Largo da Estação (70 mil euros), Av. António Joaquim Henriques (150 mil euros), Largo dos Bombeiros Voluntários (70 mil euros), Praça do Município e espaço envolvente (640 mil euros) e reabilitação e modernização da Praça da Igreja Matriz ( 540 mil euros).
Numa segunda fase, em termos de reprogramação e reforço de verbas, está contratada a requalificação do Cine-Teatro para Casa das Artes, num investimento de 1, 4 milhões de euros e a requalificação do espaço envolvente ao mesmo Cine-Teatro no valor de 360 mil euros.
A requalificação das 4 Esquinas arranca ainda durante o ano de 2016 como acelerador de investimento de montante equivalente a 10%, ou seja, mais de 120 mil euros, e será concretizado nos próximos 3 meses, particularmente com a requalificação ao nível do pavimento, da mobilidade, da iluminação, da arborização, entre outras alterações, melhoramentos que visam constituir motivo de atração dos munícipes para o centro histórico de Nelas e na perspectiva da construção de uma praça que seja um elo de ligação entre a Câmara Municipal, a Rua Gago Coutinho, a futura Loja do Cidadão (a edificar nas instalações da antiga Conservatória, junto ao Tribunal) e a Av. Abel Pais Cabral, o Largo dos Bombeiros Voluntários e a intersecção entre o Largo da Estação, a Av. António Joaquim Henriques e a sua ligação à Quinta do Pomar.
Estas intervenções serão acompanhadas por contentores de lixo selectivo e corrente enterrados, processos também financiados por fundos europeus.
Além destas intervenções, estão ainda em análise por via da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão-Lafões, investimentos ao nível da mobilidade, sinalização, percursos pedestres e cicláveis, bem como investimentos ao nível da inclusão social, estando no pacto celebrado naquela CIM verbas superiores a 500 mil euros para matérias desta natureza.