As Minas de Póvoa de Cervães, em Mangualde, vão ser recuperadas. O auto de consignação da empreitada foi assinado numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo.
A intervenção incluirá saneamento de solos, remoção de escombreiras existentes e recuperação paisagística. Esta empreitada está englobada na recuperação ambiental das antigas áreas mineiras dos concelhos de Gouveia e Fornos de Algodres (distrito da Guarda) e de Mangualde (Viseu), com o valor global de 2,9 milhões de euros, com o prazo de execução de um ano.
A empreitada está a cargo da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) e desenvolve-se ao abrigo do contrato de concessão que o Estado lhe outorgou, com exclusivo, para a recuperação ambiental das áreas mineiras degradadas e as obras serão financiadas por fundos europeus, mediante candidatura aprovada pelo programa Operacional Sustentabilidade e Uso Eficiente dos Recursos (POSEUR).