1,5 milhões de euros para seis novas ETAR em Nelas

Agosto 2, 2016 | Região

A Câmara de Nelas candidatou a apoio financeiro de 85%, no âmbito do PT 2020/POSEUR, a construção de seis novas Etar´s para tratamento de águas residuais nas freguesias do concelho. O investimento total ronda os 1,5 milhões de euros, montante máximo para saneamento por município permitido nesta candidatura.

Projetadas para receber os efluentes graviticamente, evitando assim custos energéticos, as Etar´s serão construídas em Santar (Santar e Casal Sancho com investimento cada de 133 mil euros cada), Moreira (Moreira de Baixo, 266 mil euros), em Aguieira (que servirá Aguieira e Carvalhal Redondo com investimento de 366 mil euros), em Lapa do Lobo (com investimento de 233 mil euros) e em Vilar Seco (com investimento de 266 mil euros).

O prazo previsto para aprovação da candidatura é de 60 dias, e de 12 meses para a execução das obras após o concurso e respetiva adjudicação.

Para completar o sistema de águas residuais (que conta já com as ETAR’s de Felgueira, Urgeiriça, Folhadal Sul, Moreira e Canas de Senhorim em funcionamento e as ETAR’s de Nelas 1 e 2 em acompanhamento), estão em fase de adjudicação a construção, em 19 meses, da grande ETAR de Nelas 3 e Sistema Intercetor (de toda a Freguesia de Nelas e das suas 2 zonas industriais), e a recuperação das 29 fossas para ETAR’s com carvão ativado (sendo 19 nas 13 localidades da Freguesia de Senhorim e nomeadamente em Fontanheiras, Pisão, Póvoa de Santo António e Vale de Madeiros).

Em Setembro será candidatada ainda a apoio de fundos comunitários a construção de uma nova ETAR que cubra a zona industrial da Ribeirinha em Canas de Senhorim, Vale de Madeiros e a zona das Lameiras, também em Canas de Senhorim.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.