100 dias de festa em Vouzela para celebrar um século de história

Maio 23, 2015 | Região

As Festas do Castelo, em Vouzela, uma das manifestações mais antigas e importantes da região, assinalam este ano um século de história. Uma efeméride que a Câmara Municipal quer ver comemorada e vivida pela comunidade e visitantes ao longo de 100 dias, através de uma programação “intensa e diversificada”, e não apenas ao longo dos tradicionais seis dias a partir da primeira quarta-feira de Agosto. Carla Maia, vereadora da Cultura, espera uma afluência de cerca de 100 mil pessoas aos diversos eventos comemorativos programados.

O arranque das festividades, que se prolongam até 15 de Agosto, aconteceu com a abertura da 13.ª edição da Feira do Livro “Folhas Soltas”, seguindo-se, ao final da manhã, o erguer do mastro e hastear da bandeira no Monte da Nossa Senhora do Castelo – um acto que recupera uma tradição que se perdeu -, prosseguindo depois com uma salva de 21 tiros.

Carla Maia assume que o programa do centenário das Festas do Castelo aposta na recuperação e revitalização de algumas tradições, com uma componente de modernidade. “Temos grandes expectativas neste certame, que esperamos atraia novos públicos e promova o concelho de Vouzela e a região”, reconhece a vereadora, face a um conjunto de actividades musicais, culturais e desportivas, algumas inovadoras, “para todos os gostos e idades”.

Para o mês de Maio estão ainda agendadas as iniciativas «Florir Vouzela», que desafia habitantes e comerciantes a colocarem flores e floreiras nas suas varandas e jardins; um desfile de moda, o Festival da Vitela, Festival Quatro Estações, e o Festival das Sopas. Das actividades previstas para Junho, destacam-se o Dia da Criança e o Dia da Comunicação Social, Dia do Fitness, Festival do Feijão e Marchas Populares.O Dia das Freguesias, uma exposição de fotografias, o Festival de Sopa Seca de Alcofra, e o Festival da Doçaria, são alguns dos eventos programados para o mês de Julho.

Agosto, o mês forte das Festas da Senhora do Castelo, será preenchido com o Baile das Capuchas, uma das tradições que durante anos marcou as Festas do Castelo; provas de atletismo, desporto motorizado, cicloturismo, cortejo etnográfico, espectáculos musicais de fado e variedades, fogo-de-artifício, e o Festival Internacional de Folclore. Culmina, no dia 15, com o Dia da Família Vouzelense, e o Dia do Emigrante.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.