Secundária Viriato premiou mérito em dia de aniversário

Novembro 8, 2014 | Educação

As comemorações do 29.º aniversário na Escola Secundária de Viriato serviram de pretexto a mais uma jornada de reflexão e convívio para toda a comunidade escolar. Ponto alto das actividades alusivas à efeméride, a sessão solene ficou marcada pela homenagem aos melhores alunos do último ano lectivo, e pela garantia deixada pelo presidente da Câmara de Viseu, Joaquim Almeida Henriques, de que as obras no pavilhão gimnodesportivo já têm «luz verde» avançar.

Segundo Almeida Henriques, que se associou às cerimónias, a intervenção no pavilhão da Secundária Viriato vai incidir não apenas ao nível do piso e da substituição da cobertura em amianto, mas também em pequenos arranjos visando uma melhor funcionalidade do equipamento. “Com os procedimentos concluídos, estão agora reunidas as condições para a celebração do respectivo contrato de adjudicação”, confirmou Almeida Henriques perante uma plateia de centenas de alunos – no próprio pavilhão a requalificar -, assumindo que esta “é uma excelente prenda de aniversário para uma Escola na qual o Município de Viseu tem muito orgulho”.

O investimento na requalificação do pavilhão ronda os 200 mil euros, montante assumido em 50 por cento pela Autarquia e 50 por cento pelo Ministério da Educação.

O anúncio da intervenção deixou satisfeito o director da Escola, Carlos Alberto Oliveira, que há muito vinha alertando para a necessidade de substituição da cobertura em amianto daquele equipamento. Uma obra que, assumiu o responsável, irá permitir que o 30.º aniversário da Escola seja celebrado com a “pompa e a circunstância” que a efeméride merece.

“Sinto muito orgulho em presidir a esta Escola e representar esta comunidade”, reconheceu Carlos Alberto Oliveira. Que promete continuar a trabalhar, com “custos controlados”, em prol dos “bons resultados” que a Secundária Viriato tem vindo a alcançar, “salvaguardando sempre o interesse de alunos, pais e professores, num quadro de justiça social e de igualdade de oportunidades”.

“Como timoneiros desta grande embarcação, acreditamos numa escola que incorpore e mobilize saberes e recursos, a fim de se afirmar como um espaço de partilha, de descoberta e de consolidação de aprendizagens”, conclui Carlos Alberto, para quem a taxa de sucesso no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, aproximou-se, no último ano lectivo, das metas traçadas no Plano de Acção

Estratégica constante do Contrato de Autonomia, assinado com o MEC em 30 de Janeiro de 2014. “Os resultados obtidos nos exames nacionais, com médias superiores à média nacional na quase totalidade das disciplinas (apenas uma esteve abaixo), e na candidatura ao Ensino Superior, evidenciam que as estratégias traçadas estão no rumo certo”, disse o dirigente.

Na mesma sessão, em que pontificou também a interpretação musical do trio de alunos, Manuela Morais, Beatriz Miranda, e João Carvalho, foram distinguidos os cinco alunos do 3.º ciclo que tiveram nível 5 a todas as disciplinas no último ano lectivo, e a aluna com melhor nível de conclusão. Foram ainda premiados os 15 alunos

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.