O Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro (AETTRibeiro) foi distinguido com o Prémio Escolar Montepio 2013, no valor de 25 mil euros, graças ao projeto “Renascer das Cinzas”, apresentado pela Escola Secundária de Tondela (EST). O prémio foi entregue em Lisboa, na sede da Fundação Montepio, por Isabel Alçada, um dos elementos do Júri do concurso.
A Fundação Montepio criou o “Prémio Escolar Montepio” em 2008, e conta com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. Desde então, tem vindo a distinguir o mérito de quem se dedica e investe na criação e implementação de projetos educativos inovadores.
O concurso “Prémio Escolar Montepio 2013”, aberto a todos os estabelecimentos de ensino público a nível nacional, distinguiu apenas três projetos que se destacaram pela qualidade, inovação e impacto esperado. O projeto “Renascer das Cinzas” foi um dos que mereceu receber a distinção de vencedor 2013.
Conhecer o património natural, em particular a flora característica e autóctone da serra do Caramulo; pesquisar sobre os efeitos nefastos dos incêndios sobre a biodiversidade, águas e solos; refletir e agir fundamentadamente sobre medidas de planeamento do território e de recuperação do coberto vegetal e da floresta, são as linhas orientadoras deste projeto vencedor.