Qualificação e ensino na Profissional de Tondela

Março 24, 2014 | Educação

A Escola Profissional de Tondela (EPT) acaba de ver “reconhecido o seu mérito” no trabalho desenvolvido ao longo de mais de duas décadas de funcionamento. Depois de obter a melhor classificação na NUT III – Dão Lafões, o estabelecimento de ensino foi autorizado a abrir, nas suas instalações, um CQEP – Centro para a Qualificação e Ensino Profissional, estruturas que vêm substituir os anteriores Centros Novas Oportunidades. Terá como área de intervenção os concelhos de Tondela, Santa Comba Dão, Mortágua, Carregal do Sal, Vouzela, S. Pedro do Sul e Oliveira da Frades.

Tendo como destinatários directos os jovens com idade igual ou superior a 15 anos, ou a frequentar o último ano de escolaridade do ensino básico, e os adultos com idade igual ou superior a 18 anos, com necessidades de aquisição e reforço de conhecimentos e competências, o «CQEP Tomaz Ribeiro», como foi designado, está estruturado para reconhecer, validar e certificar competências escolares, profissionais e dupla certificação, nas áreas de formação de Hotelaria e Restauração, Construção e Reparação de Veículos a Motor, e Electricidade e Energia.

António José Dias, director pedagógico da EPT, reconhece que a nova valência traz “responsabilidades acrescidas” ao estabelecimento de ensino profissional, mas acredita também que esta “será uma importante mais-valia para a economia local e regional”, tendo em conta a qualificação de um número muito significativo de jovens quadros intermédios.

A EPT, dirigida por Carlos Marta, já estabeleceu parcerias com diversas entidades inseridas na área da intervenção do «CQEP Tomaz Ribeiro», nomeadamente com o Centro de Emprego Dão-Lafões, agrupamentos de Escolas Cândido de Figueiredo e Tomás Ribeiro, Cooperativa Vários, em Tondela, Centro de Emprego e Formação Profissional de Viseu, e Município de Tondela. “Conscientes deste novo desafio, estamos ainda a desenvolver parcerias com outras entidades, de forma a assegurar a cobertura do território e, consequentemente, o cumprimento de todos os objectivos propostos”, acrescenta o responsável.

Coordenado por Sara Santos, o «CQEP Tomaz Ribeiro» “identificará projectos individuais de educação e formação profissional, tendo presente opções realistas de prosseguimento de estudos e integração no mercado de trabalho”, conclui a sub-directora pedagógica, Cecília Fragoso.

Os CQEP’s são estruturas do sistema nacional de qualificação e assumem um papel determinante na construção de pontes entre os sectores da educação, da formação e do emprego, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida, sendo vocacionados para dar resposta aos cidadãos com deficiência e incapacidade, com o intuito de assegurar a sua integração na vida activa e profissional.

 

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.