Profissional Mariana Seixas fomenta empreendedorismo jovem

Fevereiro 28, 2013 | Educação

Fomentar o empreendedorismo, a inovação e a criatividade da juventude é o objetivo máximo do “V Concurso de Inovação e Empreendedorismo GPS”, promovido pela Escola Profissional Mariana Seixas (EPMS), do Grupo GPS Educação e Formação. O Concurso recebeu 25 candidaturas, provenientes de 23 Escolas do Grupo, sendo que a apresentação pública dos projetos acontece no dia 7 de Março, a partir das 10h00, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu. A cerimónia que distinguirá as melhores ideias, contará com a presença de personalidades da região e do país, ligadas à Secretaria de Estado da Economia e do Desenvolvimento Local, à Câmara Municipal de Viseu (CMV), aos Serviços da Região Centro da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), entre outras entidades.

O Concurso de Empreendedorismo, assim como o Campeonato de Português que se realiza também anualmente, fazem parte da estratégia específica da Área Educativa do Grupo GPS, iniciativas que se realizam já há mais de cinco anos. Em 2013 ano coube à EPMS organizar o concurso de Empreendedorismo, e ao Colégio Rainha D. Leonor, das Caldas da Rainha, organizar o Campeonato de Português.

Destinado a jovens do ensino básico e secundário, o Concurso de Inovação e Empreendedorismo GPS distingue ideias de negócio originais, em qualquer ramo de atividade, que sejam inovadoras, exequíveis, e apresentem vantagens competitivas, além de serem suscetíveis de dar origem a um novo produto/serviço ou a um plano de negócios.

«No contexto atual, é fundamental adquirir vantagens competitivas que se baseiem na inovação e criatividade – e, assumindo a escola como local privilegiado para promover e motivar o empreendedorismo -, julgamos essencial, e é esse o objeto primordial do Concurso, sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e o dinamismo nas escolas do Grupo GPS; pelo que a EPMS tem todo o gosto em dinamizar esta “competição”», atesta Gonçalo Ginestal, diretor pedagógico da EPMS.

Ainda segundo este responsável, «a EPMS tem-se distinguido ao longo dos últimos anos na área do empreendedorismo, e têm sido muitos os prémios conquistados, como uma Menção Honrosa da Fundação Ilídio Pinho – Prémio Ciência na Escola; três dos quatro prémios do IV Concurso de Empreendedorismo GPS; e o 1.º prémio no Concelho de Castro Daire da Comunidade Intermunicipal Dão-Lafões, isto apenas no ano letivo passado», destaca Gonçalo Ginestal. Paralelamente, a escola incentiva a inovação e criatividade: «criámos internamente um clube de empreendedorismo, do qual fazem parte cerca de 30 alunos, supervisionados por professores, que estão a receber formação especializada nesta área», explica o diretor.

A avaliar os projetos do ensino básico, estão João Cotta, em representação da Associação Empresarial de Viseu, Fernando Sebastião, do IPV, e Gualter Mirandez, da Associação Comercial do Distrito de Viseu. Almeida Henriques, Secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Local, Carlos Marta, presidente da Comunidade Intermunicipal Dão-Lafões, Américo Nunes, da CMV, Marta Oliveira, diretora do Centro de Emprego de Viseu, e Pedro Santos Guerreiro, diretor do Jornal de Negócios e presidente do júri, avaliam os projetos do ensino secundário.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.