Presidente sugere polo universitário em Nelas

Julho 14, 2014 | Educação

Num debate / seminário que celebrou em Nelas o Centenário da Exploração de Urânio na Urgeiriça, numa parceria entre a Câmara Municipal de Nelas com a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), a Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU) e a Associação Ambiente em Zonas Uraníferas (AZU), o presidente da Câmara Municipal, José Borges da Silva, lançou o repto para a criação, neste concelho, de um pólo universitário dedicado ao Ambiente. Uma pretensão que justificou com o “elevado conhecimento” aqui existente sobre esta área.

“Queremos ser parceiros…” sublinhou o autarca de Nelas, na abertura do debate subordinado ao tema «História e Economia», reafirmando o Ambiente como uma prioridade absoluta no concelho, concluindo mesmo que “há aqui muito conhecimento que justificaria um Pólo Universitário”. Uma convicção que acabou por ser o fio condutor do seminário, onde se colocaram também questões relacionadas com os futuros trabalhos de requalificação ambiental deste local.

A apresentação do livro «A Vida dos Trabalhadores de Urânio», da autoria de Carlos Mota Veiga – uma obra que retrata o “trabalho ruim” dos trabalhadores das minas numa análise histórica, com base numa pesquisa exaustiva de relatos e documentos sobre as antigas Minas da Urgeiriça – e a exposição “A Exploração de Urânio ao longo dos anos”, patente na Casa do Pessoal da Urgeiriça até ao dia 3 de Agosto, são também dois pontos altos da comemoração do centenário da Exploração de Urânio na Urgeiriça.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.