O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) assinou com oito instituições do ensino superior do Brasil, em cerimónia realizada nos Serviços Centrais, outros tantos protocolos de cooperação nos domínios da formação, investigação, mobilidade e intercâmbio.
Os convénios celebrados visam estabelecer, desenvolver e reforçar os vínculos de cooperação; promover o intercâmbio técnico, científico e cultural para o desenvolvimento do conhecimento das instituições e das comunidades em que estão inseridas.
A realização de estágios e o intercâmbio de estudantes, mas também de professores, investigadores e funcionários, é um dos pontos aos quais as instituições envolvidas mais relevância concederam.
A assinatura destes documentos surge no seguimento do protocolo firmado recentemente em Bragança, no âmbito da “Conferência da Rede Europeia das Universidades de Ciências Aplicadas (UASnet)”, entre o Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos (CCISP) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) do Brasil.
O Programa “Ciência sem Fronteiras” visa a mobilidade em institutos politécnicos portugueses de um total de 4.500 estudantes brasileiros, distribuídos em 1.500 ao longo dos três anos da sua implementação. O programa tem o seu início agendado para os primeiros meses de 2013 e será composto de um semestre letivo e mais três a quatro meses de estágio.