A Câmara Municipal de Viseu aprovou, em reunião do executivo, um investimento de 1,4 milhões de euros na área da educação para o ano lectivo 2017/2018. O transporte regular escolar absorve a verba mais significativa (768.500 euros), seguindo-se o fornecimento de fichas e manuais para os alunos do 1º ciclo do ensino básico (137.564 euros).
No final da reunião, o vice-presidente da Autarquia, Joaquim Seixas, sublinhou que a estes apoios “acrescem ainda os investimentos nas obras que estão a decorrer em vários estabelecimentos de ensino em tempo de férias”.
O pacote de apoios financeiros de 1,4 milhões de euros agora aprovado pela Câmara de Viseu, contempla ainda a renovação de protocolos celebrados com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) e Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV) para o transporte adaptado dos alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3.º ciclo com dificuldades de mobilidade (40.000 euros).
Os protocolos celebrados com as instituições para o programa e fornecimento de refeições, representam um investimento total de 181.000 euros, a que acresce ainda o concurso de monitorização das refeições e de fornecimento de fruta (70.000 euros) e o prolongamento de horário nos jardins de infância (61.792 euros).
Já no âmbito das medidas de pró-natalidade, a Autarquia vai oferecer kits de material escolar no valor de 26.000 euros. Joaquim Seixas releva o facto de o Governo ter assumido, este ano, a oferta de manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo.