José dos Santos Costa tomou posse do cargo de Presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), na sequência da sua eleição, em 29 de junho último. Desenvolvimento, cooperação e mais investimento, são as áreas que o novo presidente, que sucede no cargo João Luís Monney Paiva, vai privilegiar no mandato que agora iniciou (2021/2025).
No discurso de tomada de posse, no qual recordou e enalteceu todos os que contribuem para o “engrandecimento da instituição”, não esquecendo os que “fizeram parte desta família institucional”, José Costa prometeu “um novo ciclo” na Instituição a que agora preside. Destacou, como pontos fundamentais o contributo do IPV para o desenvolvimento da região em que se insere, a internacionalização e cooperação, bem como o investimento em infraestruturas, nomeadamente das escolas superiores de Educação e Agrária e do próprio campus Politécnico.
Na mesma cerimónia, o novo presidente do IPV anunciou a criação do Centro de Transferência e Dinâmica do Conhecimento”, uma valência que visa “melhorar e contribuir para o desenvolvimento, o bem-estar e harmonia da população, através da partilha de informações com entidades da sociedade civil, municípios, indústria e comércio”. “O centro será o rosto do IPV na zona da CIM Viseu Dão Lafões, CIM Douro, CIM Tâmega e Sousa, CIM Beiras e Serra da Estrela e CIM Coimbra, podendo estender-se para outras regiões”, acrescentou.
José Costa reclamou ainda a realização de obras “necessárias e prementes”, quer na Escola Superior Agrária, quer na Escola Superior de Educação. A primeira porque continua em instalações “inadequadas” e a necessitar de um novo espaço de ensino e, a Superior de Educação, a funcionar na antiga Escola do Magistério Primário, porque está a precisar de um novo teto.
“Apesar de ser um edifício emblemático, com uma história fantástica, entendemos que já não corresponde de forma adequada à exigência da academia e da comunidade que a visita e frequenta. Estaremos determinados junto do poder central e do local para conseguirmos financiamento para edificarmos um novo espaço para a Escola Superior de Educação de Viseu”, garante José Costa.
No decurso das cerimónias foram ainda empossados os Vice-Presidentes que completam a nova equipa dirigente do Instituto Politécnico de Viseu, para os próximos quatro anos: Professora Helena Vala, Professor João Vinhas, Professor João Paulo Balula.
DE VÁRZEA DE CALDE PARA A PRESIDÊNCIA
Natural de Várzea de Calde, no concelho de Viseu, José dos Santos Costa tem dedicado o seu percurso profissional ao ensino e às Ciências da Saúde, área na qual é doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca. Obteve o grau de mestre em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, e é licenciado em Medicina Dentária pela Universidade Católica Portuguesa. Docente da Escola Superior de Saúde de Viseu, desde 1991, foi Vice-Presidente do Politécnico de Viseu de 2009 a 2017.