O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) regista para o ano letivo em curso 1.851 novos alunos matriculados em todo o leque formativo que disponibiliza, desde as licenciaturas aos mestrados, passando pelos cursos de especialização tecnológica.
Em 2012/2013, o IPV disponibilizou 1.484 vagas para o concurso nacional de acesso ao ensino superior. Na primeira fase do concurso foram colocados 674 estudantes, na segunda 310 e na terceira 53. Aos alunos provenientes do contingente nacional, juntaram-se mais 500 novos estudantes que ingressaram na instituição através dos concursos locais.
Globalmente, descontando os alunos recolocados no concurso nacional de acesso, o IPV tem matriculados 1.338 novos estudantes nas 37 licenciaturas que disponibiliza.
Nas outras formações, verificou-se de igual modo uma muito significativa adesão de novos estudantes, mais concretamente 521, distribuídos pelos diversos cursos de Mestrado (316) e de Especialização Tecnológica (205).
Tendo em consideração a conjuntura atual, desde a diminuição do número de candidatos derivada da redução da taxa de natalidade, à situação de crise financeira que o país atravessa, bem como as diversas condicionantes ocorridas no concurso nacional de acesso deste ano, mormente nas alterações verificadas no regime de ingresso nos cursos de engenharia, o IPV atinge os 1.851 novos alunos matriculados, dos quais 1.021 provenientes dos concursos locais das diversas formações, o que atesta bem a sua relevância não só para a região, mas também para o país.