Criado em Viseu primeiro estaleiro-escola do país

Abril 24, 2014 | Educação

Pioneiro a nível nacional, está dado o primeiro passo para a criação do «Viseu Estaleiro-Escola», um centro que tem como objectivo oferecer uma nova formação de competências nos domínios da reabilitação do património edificado, contribuindo, ao mesmo tempo para o reforço da dinâmica de regeneração do centro histórico. A actividade privilegiará ainda a intervenção em edifícios habitacionais para fins sociais, em zonas rurais do concelho.

A assinatura do protocolo de cooperação institucional entre o Município, Universidade Católica Portuguesa, GEGORPA – Grémio do Património, e AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu, decorreu nos Paços do Concelho. Almeida Henriques, presidente da Autarquia, sublinha que o estaleiro-escola representa “mais um passo para radicar, nesta cidade, um laboratório vivo para a reabilitação do património edificado, abrindo novas perspectivas de investimento e emprego”.

Voltado para a reabilitação de património em contexto real, o estaleiro-escola é destinado a jovens interessados num percurso profissionalizante, desempregados e quadros de empresas na área da construção. Deverá estar no terreno já no próximo ano. Nos projectos que serão desenvolvidos, intervirão também estudantes do ensino superior nos domínios da arquitectura e da reabilitação.

A coordenação científica e técnica do “Viseu Estaleiro-Escola” será assegurada pela Universidade Católica Portuguesa e pelo GECORPA. O projeto será candidatado a financiamento comunitário do novo QREN, que vigorará entre 2014 e 2020. A Câmara Municipal de Viseu garante aos alunos uma bolsa anual de edifícios e habitações a necessitarem de reabilitação, para além do acesso a equipamentos e materiais

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.