Centro escolar de Sernancelhe custou 1,5 milhões de euros

Outubro 1, 2014 | Educação

Depois de ter recebido, já este ano, a visita do Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, que inaugurou o Posto da GNR, o concelho de Sernancelhe recebeu agora o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho para o arranque oficial do ano letivo, em cerimónia marcada pela inauguração de um edifício escolar que passa a albergar os 150 alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Um equipamento que representou um investimentos de 1,5 milhões de euros, construído no espaço contíguo ao edifício da Escola EB 2,3, passando ambos os edifícios a estar ligados entre si. Toda a gestão da obra foi da responsabilidade exclusiva do Município.

Com um valor global de aproximadamente 1.5 milhões de euros, o Centro Escolar de Sernancelhe resultou de uma candidatura ao QREN, tendo implicado para o Município um encargo de aproximadamente 600 mil euros. “Um valor muito significativo atendendo aos limitados recursos municipais, tendo sido naturalmente entendido como prioritário pelo executivo municipal”, sublinhou na cerimónia o presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva Santiago.

“A opção tomada aconteceu, de resto, no momento decisivo. Sendo obrigado a priorizar atuações, o Município olhou em frente e encarou a oportunidade, provavelmente a última, para intervir no profundamente no campo escolar e construir uma Escola pensada para o século XXI”, salientou Carlos Silva, que lançou ao primeiro-ministro o desafio para que se olhe para o interior do País de forma mais decisiva, e alertou para o problema da falta de médicos e para a necessidade de serem dados inventivos fiscais excecionais às empresas, cujo trabalho diário é de grande importância económica e social”.

“Poder abrir as portas de uma nova escola no interior do País, com os olhos postos no futuro destas crianças e jovens, e imaginar o quanto o nosso contributo de hoje poderá representar para elas amanhã, é para todos nós uma recompensa e um sinal evidente de que devemos continuar a trabalhar e a apostar no Interior, na nossa terra, na nossa gente e no nosso País”, reconheceu o autarca.

EXEMPLO DE ARQUITETURA ATLÂNTICA

Concebido como um exemplo da “nossa arquitetura atlântica”, o Centro Escolar de Sernancelhe é uma obra projetada pelo arquiteto Adalberto Dias. A beleza e funcionalidade do edifício escolar foram determinantes para que este projeto tenha sido apresentado pelo arquiteto da Escola do Porto na Bienal de Arquitetura do Mediterrâneo, que se realizou em fevereiro de 2013 na cidade de Aqaba, no Sul da Jordânia, para a qual foi convidado em representação de Portugal.

Dotado de cinco salas de aula, espaço de refeitório e cozinha, com a ligação perfeita ao edifício do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico através do coberto, e acesso diteto ao Pavilhão Desportivo Municipal, o Centro Escolar de Sernancelhe destaca-se pelas suas características homogéneas funcionais, sustentabilidade energética sistemas mecânicos de reforço de ventilação, iluminação de baixo consumo, painéis solares para produção de água quente, e introdução de sistemas de recolha de água para rede de rega de espaços exteriores.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.