Arte Efémera com final em beleza na Secundária Viriato

Junho 6, 2013 | Educação

 

A Escola Secundária de Viriato, em Viseu, viveu mais uma semana de intensa actividade. Organizada pelo departamento de expressões, a «Semana da Arte Efémera», integrada na II Semana Internacional de Educação Artística da UNESCO, mostrou, mais uma vez, a criatividade e inovação dos alunos e a forma como estes interagem uns com os outros. Em simultâneo, o estabelecimento de ensino viveu também a Semana da Música, esta dinamizada pelo departamento de línguas. O mar foi a temática comum às duas jornadas culturais.

Dança, música, instalações, teatro, exposições… e muitas surpresas ligadas à educação física e animação sócio-cultural, foram algumas das expressões artísticas que preencheram a «Semana de Arte Efémera»  – uma “arte que aparece e desaparece” – na Secundária de Viriato. As actividades culminaram na última sexta-feira, no átrio da Escola, com uma largada de balões e um espectáculo de dança que galvanizou toda a comunidade escolar. Durante a semana estiveram patentes diversas instalações, como «chuva de palavras», «ora esta…», «olhó post-it», «ler e sonhar», e ainda uma intervenção colorida com origamis.

Para Carlos Alberto Oliveira, director da Secundária de Viriato, quer a «Semana de Arte Efémera», quer a Semana da Leitura, “contribuíram, de forma bastante expressiva, para despertar e estimular a sensibilidade artística dos alunos, contagiando toda a comunidade educativa. E, ao mesmo tempo, constituíram uma oportunidade para os professores darem a conhecer os ensinamentos ministrados nestas vertentes”.

A coincidência que marcou a Semana da Leitura e a Semana de Arte Efémera teve a ver, ainda segundo Carlos Alberto Oliveira, com o facto da Secundária de Viriato ter um plano anual de actividades “muito rico e diversificado”.

 

               

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.