Aprovada nova unidade de investigação no Instituto Piaget

Maio 23, 2015 | Educação

O Instituto Piaget e a Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) acabam de ver reconhecida pela FCT- Fundação para a Ciência e Tecnologia, a sua Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária com a classificação de “Muito Bom”, atribuída por um painel de peritos internacionais no concurso de “Avaliação de Unidades de I&D”. “Contribuir para a produção de conhecimento e de medidas concretas que promovam a coesão social e reduzam as desigualdades entre indivíduos e sociedades”, é o objectivo da nova Unidade.

A centralidade deste objetivo é relevada por duas questões transversais aos temas e linhas de investigação da RECI. A primeira baseia-se no facto da RECI pretender articular a investigação e a intervenção, envolvendo diferentes atores através de metodologias participativas, nomeadamente de investigação ação. Este paradigma de investigação sublinha a necessidade de aproximar a ciência das reais necessidades das populações, de desenhar projetos com utilidade social e empoderar as pessoas enquanto atores chave na investigação e na intervenção.

A segunda premissa transversal é baseada na inclusão das áreas da educação (linha de investigação 1) e da saúde (linha de investigação 2) no espectro mais alargado de dimensões sociais. Esta premissa permite o alargamento do foco de estudo permitindo desta forma uma abordagem mais compreensiva ao fenómeno.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.