Dois alunos do distrito de Viseu, Carlos Alberto Rebelo Couto (Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo), e João Francisco Lopes Cruz de Carvalho (Escola Secundária Viriato), brilharam nas Olimpíadas Ibero-Americanas da Física que se realizaram em Cochabamba, Bolívia. O primeiro com a conquista de uma medalha de prata, e o segundo com uma menção honrosa.
Participaram nesta competição 69 estudantes finalistas do ensino secundário de 19 países do espaço ibero-americano. Esta Olimpíada, que vai já na XX edição, é uma competição anual onde jovens estudantes pré-universitários são convidados a demonstrar a sua preparação em Física em dois longos e difíceis exames (um teórico e um experimental).
A prestação da equipa portuguesa foi ainda premiada com uma medalha de ouro conquistada por um aluno (Paulo Mourão) de Vila da Feira, uma segunda de prata, esta obtida por Gonçalo Raposo, de Santiago do Cacém, e com o prémio especial para a melhor prova teórica. De destacar ainda o facto de todos os alunos terem obtido mais de 15 pontos em 20 possíveis na prova experimental, algo inédito na história da participação portuguesa nas olimpíadas internacionais.
As Olimpíadas de Física são uma iniciativa promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação e da Ciência, da Agência Ciência Viva, da Fundação EDP e da Fundação Calouste Gulbenkian.