O Agrupamento de Escolas de Tondela – Tomaz Ribeiro está a coordenar, desde Setembro de 2016 até Dezembro de 2018, um projeto internacional Erasmus+, envolvendo mais cinco escolas: de Espanha, Eslovénia, Finlândia, Polónia e Letónia, dedicado ao tema da participação e empreendedorismo social dos jovens.
No âmbito deste projecto, o GetMoving , foi apresentada no mês de junho a revista Vírgula, produzida pelos alunos participantes com o apoio de alguns professores. Em cada número, a publicação dedicar-se-á mais especificamente a um dos temas do projecto, como por exemplo: a liberdade de expressão, migrações, sustentabilidade, novos mercados de trabalho, e que terá sempre uma forte ligação à realidade local.
Um dos objectivos principais do projecto relaciona-se com o desenvolvimento do capital social entre os jovens e o fortalecimento da sua capacidade de participar activamente na sociedade, procurando criar, a partir da escola, a cultura e os mecanismos que permitam efectivar essa participação. E que sejam simples, eficazes e sustentáveis, envolvendo jovens de 13 a 17 anos, e que possam ser transferíveis / transferidos para outras escolas e outras comunidades.
Ao longo dos dois e anos e meio de duração do projecto serão realizados seis encontros internacionais em cada um dos países das escolas participantes, tendo-se já realizado um em Espanha e outro na Eslovénia. Em cada encontro, a par de outras actividades, são realizadas uma conferência e uma exposição internacionais, abertas à comunidade local, em que os alunos são os principais protagonistas.
Outras atividades serão realizadas de forma continuada ao longo do projeto, prevendo-se, no final do projecto a apresentação de uma metodologia de trabalho de estímulo ao debate; exemplos de mecanismos de participação dos jovens nos respetivos contextos locais; e uma plataforma online/aplicação para smartphone de debate e partilha de opiniões a uma escala alargada.
Para além destes produtos, serão ainda editados: um manual sobre as diversas experiências de construção dos mecanismos de participação; uma compilação dos trabalhos produzidos para cada encontro; uma exposição internacional itinerante com uma síntese dos melhores posters produzidos ao longo do projeto.
O projeto tem merecido a atenção de vários órgãos de informação locais e nacionais, em especial, nos países onde já se realizaram encontros internacionais, como aconteceu com a apresentação do projeto na Televisão Nacional eslovena na sequência do encontro internacional realizado naquele país.
O projecto pode ser seguido no facebook (getmoving; vírgula) e no website nacional ou internacional.
[Lince1]projecto convertido para projeto