Está em marcha a segunda edição do «Wanted Business Ideas», um concurso de ideias de negócio promovido pela Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões e coordenado pela CIM Viseu Dão Lafões em colaboração com o Instituto Politécnico e Associação Empresarial da Região de Viseu. O objectivo é captar para este território projectos que acrescentem inovação e criatividade ao seu tecido empresarial. As candidaturas decorrem até ao final do mês de Março.
Apresentado na Biblioteca Municipal de Mangualde na presença do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, o «Wanted Business Ideas» está estruturado para “identificar indivíduos com potencial empreendedor e para ajudar a detectar ideias de negócio inovadoras capazes de se materializarem e converterem em negócios viáveis, quer sejam pequenas iniciativas emergentes ou negócios com forte potencial de desenvolvimento”.
Das candidaturas a apresentar serão escolhidos os 12 melhores projectos, recebendo o vencedor a quantia de 10 mil euros. Na primeira edição, em 2016, foram candidatadas 97 ideias de negócio.
José Morgado Ribeiro, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, lamentou, naquela cerimónia, o atraso na atribuição dos fundos comunitários do Portugal 2020 que, em seu entender, “já deveriam estar no terreno a financiar iniciativas como o «Wanted Business Ideas» agora lançado, num ano particularmente importante para a consolidação da nossa economia”.
“Criar um verdadeiro ecossistema empreendedor na região” é, para o secretário executivo da CIMVDL, Nuno Martinho, o objectivo central de todo um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo organismo intermunicipal em colaboração com as autarquias e instituições de ensino superior. E que vai continuar, até ao final do mês de Março, com a promoção, a nível nacional, de roadshows e workshops que funcionem como aceleradores de ideias de negócio.