Viseu entra na rota dos voos regulares em Janeiro de 2015

Julho 29, 2014 | Economia

A partir do início do próximo ano, Viseu (re)entra na rota dos voos regulares que ligarão a região a Lisboa e a Faro. Uma certeza deixada no aeródromo Gonçalves Lobato pelo secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, depois dos recentes investimentos feitos pela Câmara Municipal neste equipamento: 100 mil euros na requalificação da pista, que permitiram a sua Certificação, e 30 mil euros na adaptação do hangar, um espaço que passa agora a acolher também o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA).

“Esta é a retoma de um serviço que já não existia há alguns anos e que já nem os agentes locais esperavam que isso pudesse acontecer. Faço votos para que no início do próximo ano possamos ter os voos regulares já a operar em Viseu, numa rota que até agora apenas servia Vila Real, Bragança e Lisboa”, garantiu Sérgio Monteiro na cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Aeródromo Municipal de Viseu.

A inclusão de Viseu na rota dos voos regulares entre Bragança e o Algarve, passando por Lisboa, “não só é compatível orçamentalmente com a realidade do país, mas também com as regras comunitárias”, sublinhou Sérgio Monteiro, para quem “esta é uma medida que contribui para a coesão social e do território, para o desenvolvimento de infraestruturas de primordial importância para a região, e para o fomento da actividade económica”.

“Viseu ganha hoje um novo serviço que servirá não apenas este concelho como toda a região envolvente”, congratulou-se naquela cerimónia o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, que enquadra o regresso a Viseu das ligações aéreas “na perspectiva de uma cidade-região amiga do investidor”.

O autarca garante que a par do concurso que está a ser preparado para as ligações aéreas, será também reforçada a iluminação da pista, a permitir aterragens com segurança no Aeródromo à noite e em dias de nevoeiro, para além de outros investimentos em aparelhos de sinalização.

“SALVAR VIDAS” A PARTIR DE VISEU

A instalação no Aeródromo Gonçalves Lobato do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA), concretiza um dos primeiros projectos anunciados pelo actual executivo camarário para a rentabilização de um equipamento que Almeida Henriques classifica agora como “um dos melhores do país”.

Cedido pela Câmara Municipal ao GPIAA, depois de adaptado para o efeito, o hangar irá permitir que este organismo entre em funcionamento dentro de algumas semanas, passando ali a armazenar e investigar, com segurança e condições técnicas, as aeronaves acidentadas, o seu conteúdo e os seus destroços.

“A partir de agora, salvam-se vidas futuras em Viseu, porque aqui se trata, do ponto de vista adequado e científico, dos acidentes que acontecem, prevenindo outros acidentes que certamente não acontecerão», sublinhou Sérgio Monteiro, que presidiu à cerimónia de assinatura do respectivo protocolo celebrado entre a Autarquia e o GPIAA.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.