Viseu e Guarda unidas para «Exportar+»

Agosto 2, 2016 | Economia

As empresas das regiões de Viseu Dão Lafões, Beiras e Serra da Estrela, vão beneficiar de um montante de 600 mil euros para promoverem a internacionalização de bens e serviços, no âmbito do «Projecto Exportar+». Candidatado ao Portugal 2020 pela AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu, que lidera o processo, em conjunto com o NERGA – Núcleo Empresarial da Região da Guarda, o Projecto visa, através de um melhor conhecimento sobre os mercados, potenciar a internacionalização das empresas daquelas regiões, e estimular iniciativas coletivas de cooperação interempresarial.

Na sessão de apresentação e lançamento institucional do Projecto Exportar+, que juntou no edifício Expobeiras algumas dezenas de empresários das regiões de Viseu e da Guarda, o presidente da AIRV, Carlos Marta, sublinhou que o sucesso daquela candidatura irá depender da capacidade dos empresários em colocarem os seus produtos no exterior, criando assim mais riqueza a empregos nestas zonas do interior do país”.

A exemplo do que já aconteceu com o projecto «Terras Altas», também este de âmbito interassociativo, a candidatura para o «Exportar+» muito dificilmente teria sido aprovada se fosse apresentada de forma isolada. “Concertamos esforços para, em conjunto, atingirmos objectivos comuns”, concluiu Carlos Marta.

“É um Projecto com uma arquitectura inovadora que nos coloca mais próximo das empresas, sobretudo daquelas a quem até hoje nunca lhes foi dada a oportunidade de exportar os seus produtos”, acrescentou o presidente do NERGA, António Pedro Tavares.

O lançamento e apresentação do «Projecto Exportar+» ficou ainda marcado pela realização do debate subordinado ao tema «Internacionalização e Valorização dos Recursos da Região» em que intervieram José Morgado, presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Paulo Fernandes, presidente da CIM das Beiras e Serra da Estrela, João Côta, presidente do CERV, e Rogério Hilário, do Conselho Empresarial das Beiras e Serra da Estrela.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.