Udaca brinda ao Verão com os novos “Irreverente” e “D. Divino”

Julho 5, 2013 | Economia

Com a apresentação dos novos «D. Divino Branco» e dos «Irreverente» branco e rosé, criados para serem consumidos como outra qualquer bebida de Verão, a UDACA – União das Adegas Cooperativas do Dão, consolida um novo estilo de produção de vinhos do Dão e, ao mesmo tempo, um novo conceito que desafia a novos hábitos de consumo, sobretudo junto dos consumidores mais jovens.

Apresentados como vinhos que convidam não só ao convívio mas também para serem servidos às refeições mais ligeiras, como saladas e peixes grelhados, o «D.Divino Branco», o «Irreverente Branco», e o «Irreverente Rosé», caracterizam-se, segundo o enólogo Carlos Silva, pelos seus aromas frescos e suaves. “São produzidos numa zona de frescura, granítica, e com altitude, beneficiando ainda de um longo ciclo vegetativo, o que nos permite fazer vinhos aromáticos, fruto também da excelente maturação das uvas”, explicou Carlos Silva.

Para a criação destes vinhos foram utilizadas algumas das castas mais nobres da Região Demarcada do Dão, como o Encruzado, Malvazia Fina (Arinto), e a própria casta rainha, a Touriga Nacional que, a exemplo de outras, “resultam perfeitamente neste tipo de vinhos”, assevera Carlos Silva.

Os novos lançamentos enquadram-se num ciclo de ouro que se vive na UDACA que, já este ano, viu distinguidos alguns dos seus vinhos em prestigiados concursos nacionais e internacionais: Medalha de Ouro para o Adro da Sé Reserva 2005, no 11.º Concurso Internacional de Vinos Bacchus, em Madrid; Medalha de Bronze para o Adro da Sé Reserva 2009, no Challenge International du Vin; e Medalha de Ouro para o Touriga Nacional 2008, no Concours Mondial Bruxelles.

Destaque ainda para as medalhas de prata e bronze para o Udaca Colheita 2010 e Irreverente tinto 2010, no concurso Vinhos de Portugal 2013, e para a atribuição ao tinto União, do título «Best Tasting Award» (Melhor Prova), no Concurso «Interwine International Wine and Spirits Challenge».

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.