Tarifário da água vai beneficiar famílias numerosas de Viseu

Janeiro 30, 2015 | Economia

Está na rua, e nas redes sociais, uma “campanha inovadora”, lançada pelas «Aguas de Viseu (Serviços de Água e Saneamento), a assinalar a atribuição, pelo segundo ano consecutivo, do selo de excelência da qualidade da água fornecida aos munícipes do concelho. A campanha associa 10 pares de gémeos de Viseu, na base de uma adesão voluntária, à mensagem “Viseu é de primeira água, agora a dobrar”. Os principais rostos são as gémeas Esperança e Vitória de um ano de idade. No desafio lançado à comunidade participaram 30 pares de gémeos.

“Reforçar a confiança dos munícipes e consumidores na qualidade exemplar da água pública, e promover uma relação de proximidade com as Águas de Viseu, no contexto da sua modernização”, é o objectivo central de uma campanha que assinala a atribuição, pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos de Portugal (ERSAR), do 2.º selo de excelência da qualidade da água. As análises foram realizadas através da recolha na torneira do consumidor por laboratórios acreditados pela ERSAR. No último ano de avaliação, foram realizadas 1651 análises.

Na apresentação da campanha, no edifício que será, no futuro, a sede das Águas de Viseu, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, sublinhou que pelo segundo ano consecutivo as Águas de Viseu atingem um nível de praticamente 99% de «água segura», na base de um “exigente programa de controlo” na torneira, que melhorou este indicador em 0,2% face à primeira avaliação do ano passado.

“Esta conquista resulta de um investimento colectivo e precisa de ser conhecido pela comunidade”, justifica Almeida Henriques, que releva ainda o facto de Viseu ser a capital de distrito que mantém a segunda água mais barata no país. “Isso deve-se a um modelo competente de gestão pública municipal”, acrescenta ao autarca que espera, no próximo ano, a conquista pelas Águas de Viseu de um terceiro selo de qualidade, que será então objecto de uma nova campanha, neste caso com trigémeos

Para além de continuarem a ser das que menos encargos têm com os serviços de água, tratamento de águas residuais e resíduos sólidos urbanos, segundo dados da ERSAR, as famílias de Viseu vão beneficiar ainda de um processo de modernização dos serviços anunciados para 2015. “Este ano, vamos tornar as leituras de consumo mais eficientes, com a instalação, em Mundão, dos primeiros contadores inteligentes, e o tarifário vai ser reformado para tornar o preço da água mais transparente e mais justo”.

Depois da “bem-sucedida” implementação dos novos meios de pagamento (Multibanco, CTT e Payshop), aos resultados positivos no combate a ligações ilegais e à boa adesão à factura electrónica (com cerca de 10% dos clientes domésticos), o pacote de medidas programado para 2015 inclui a adopção de um tarifário amigo das famílias numerosas, que as discrimina positivamente, ao incrementar os tetos dos escalões em 3 metros cúbicos a contar a partir do terceiro filho, uma medida que visa estimular a natalidade no concelho.

“Um agregado familiar normal será de quatro pessoas. Sempre que comprovadamente tenha cinco ou mais pessoas vai haver um incremento de três metros cúbicos no escalão da água. Ou seja, as famílias mais numerosas vão passar a poder ter consumos mais elevados, com preços mais baixos”, explica Almeida Henriques.

O presidente da Câmara de Viseu tornou ainda pública a realização de um contrato-programa com a Viseu Novo (SRU) para a elaboração do projeto de reabilitação do edifício adquirido para a futura sede das Águas de Viseu, no centro histórico da cidade. A execução da obra deverá arrancar no início de 2016.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.