Depois de ter assinalado, em Setembro deste ano, 50 anos de actividade e um milhão de veículos produzidos, a Peugeot- Citroën de Mangualde acaba de receber mais um “importante reforço” para a sua produção: uma encomenda de 450 viaturas feita pela Portugal Telecom (PT) que, a preços de venda ao público, representa um investimento de sete milhões de euros.
A frota de 450 carros comerciais do modelo Peugeot Partner encomendada pela PT à unidade de Mangualde, representa para esta empresa, segundo fonte da administração um total de dois dias e meio de produção. O que não deixa de constituir um “óptimo negócio”, até porque vem permitir à marca um acréscimo da quota de mercado, ou seja, meio mês de vendas de todas as marcas em Portugal.
A encomenda da PT surge também depois de em Outubro findo a unidade de Mangualde ter interrompido a produção durante seis dias para “adequar a oferta à procura”. Daí a oportunidade que representou para a Peugeot-Citroën aquele reforço de produção. Está em causa também, acrescenta a mesma fonte da administração, “a mais-valia que representa para esta fábrica, o facto de uma grande empresa nacional ter escolhido um produto «made in Portugal»”.
“Há muitas empresas nacionais que, quando encomendam os seus produtos, desconhecem que há empresas no país que têm capacidade para satisfazer a esses pedidos, como foi o caso”, fez questão de sublinhar a mesma fonte, que acrescentou não ser esta a primeira vez que a Peugeot- Citroën de Mangualde recebe uma encomenda com esta dimensão, como já aconteceu em 2010, desta feita com uma frota solicitada pelos Correios franceses.
A produção para a PT, uma empresa que considerou a proposta da Peugeot- Citroën de Mangualde como a “mais vantajosa” de entre os fabricantes consultados, deverá ficar concluída e entregue até ao final do ano. Embora o preço proposto tenha sido relevante para «captar» a encomenda, a administração não deixa de considerar também “determinante” o facto de as viaturas serem totalmente produzidas em Portugal, o que deveria “servir de exemplo para outras empresas nacionais”.
A PSA de Mangualde produz actualmente dois modelos: o Citroën Berlingo e o Peugeot Partner.