Prove Dão Lafões em Viseu, no Adro da Sé, de 6 a 8 de Julho

Julho 2, 2012 | Economia

Durante três dias, de 6 a 8 de Julho, os dois maiores emblemas da região – a gastronomia e os vinhos -, prometem atrair milhares de visitantes ao Adro da Sé, em Viseu, através de um convite irresistível e tentador: «Prove Dão Lafões». Um evento organizado pela CIMRDL (Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões), em articulação com o Turismo Centro de Portugal e com cofinanciamento do «Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro. A produção é da EV – Essência do Vinho.

“Afirmar e reforçar a marca Dão Lafões, a nível interno e externo, como símbolo identitário comum a este vasto território” é, segundo Carlos Marta, presidente da CIM Dão Lafões, o objectivo que preside à organização desta iniciativa enogastronómica, de carácter bienal, inserida o plano traçado por aquela estrutura intermunicipal. “É um evento único que aposta nos melhores produtos da terra, a (re)descobrir também num espaço único como é o adro da Sé em Viseu”, concretiza o também presidente da Câmara Municipal de Tondela.

Com todos os ingredientes para promover uma interacção entre visitantes, produtores, restaurantes, e chefes de cozinha, o «Prove Dão Lafões» pretende também aproveitar a dinâmica da sua realização para dar a conhecer outros aspectos importantes da região, nomeadamente o seu património, cultura, paisagem e, sobretudo, acrescenta Carlos Marta, a crescente oferta turística dos 14 concelhos que integram a CIM Dão Lafões.

Para além de um mercado gourmet com 30 expositores, onde serão comercializados produtos como queijos, enchidos, azeite, mel, vinhos e doçaria tradicional, o Adro da Sé terá ainda em funcionamento permanente três restaurantes de Viseu (Casa Arouquesa), Oliveira de Frades  (O Solar) e Penalva do Castelo (Casa da Ínsua), a proporem degustações com preços que vão dos 3 aos 10 euros. Espaço ainda para sessões de cozinha ao vivo abertas ao público e orientadas por mediáticos chefes (Luís Américo, Justa Nobre e Paulo Cardoso), workshops temáticos sobre gastronomia e vinhos, e um wine bar com vinhos do Dão.

Para Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, a realização deste evento em Viseu, “uma região com currículo e produtos de excelência nacional e internacional, reforça a convicção de que esta mesma região tem todas as condições para se assumir também como um destino turístico de excelência”. Neste caso, acrescenta o responsável, “com a necessidade de ser criada uma oferta diferenciadora que atraia cada vez mais públicos à região centro do país”.

Uma filosofia assimilada pela EV – Essência do Vinho, entidade a quem está cometida a produção do «Prove Dão Lafões» que, para o efeito e segundo confirmou em conferência de imprensa Nuno Botelho, fez questão de criar “um evento diferenciador” para uma região que considera “única em gastronomia, vinhos e em património”.

No dia 6 os restaurantes estarão abertos entre as 18 e as 24 horas, no dia 7 entre as 12 e as 24 horas, e no dia 8 (domingo), entre as 12 e as 17 horas.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.