Mais de seis anos depois do início do processo, o empresário Manuel Cruz obteve, finalmente, luz verde para arrancar com um investimento de cerca de 16 milhões de euros na praia fluvial do Almargem, freguesia de Calde, devolvendo a Viseu e à região aquele que foi, ao longo de décadas, um dos seus mais emblemáticos e concorridos espaços de lazer.
Financiado pelo QREN em mais de 10 milhões de euros, o complexo inclui um parque aquático coberto e inovador na Península Ibérica, para funcionar ao longo de todo o ano, contemplando ainda, numa primeira fase, um edifício de apoio com saunas, restaurante, bowling e outras modalidades, mantendo a praia fluvial. O projecto deverá ficar concluído até Setembro de 2015.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, que há alguns meses anunciou “para breve” o arranque do empreendimento, adiantou, na altura, que numa segunda fase, o projecto prevê ainda o lançamento de uma rota dos moinhos ao longo do rio, com cerca de quatro quilómetros, para mostrar a história do fabrico do pão, um parque de campismo, e um parque aventura.
“O Almargem, enquanto praia fluvial, ganha assim outras valências extremamente interessantes para Viseu”, concluiu o autarca em relação a um projecto que beneficiou de uma linha de financiamento que criou enquanto foi secretário de Estado da Economia – o «Investe QREN» – e que tem vindo a ser “acompanhado de perto” pelo Gabinete do Investidor criado na Câmara de Viseu.
“Foram tempos difíceis, de teimosias e decisões inesperadas, mas que nos trouxeram até ao ponto em que nos encontramos hoje”, recorda o empresário Manuel Cruz, numa altura em que decorrem já as obras e preparação dos terrenos para a construção do parque aquático na praia fluvial do Almargem.